Educação

Deputados federais de Pernambuco encontram reitores para discutir cortes nos orçamentos

Publicado em: 10/05/2019 11:23 | Atualizado em: 10/05/2019 11:38

Univasf, UFPE, UFRPE e IFPE foram instituições afetadas em Pernambuco pelos cortes. Fotos: Arquivo DP.
Para discutir o contingenciamento de 30% dos recursos do orçamento das universidades promovido pelo governo federal bancada federal pernambucana, composta por 25 deputados, reúne-se com os reitores das universidades e institutos federais do estado nesta segunda-feira (13), às 15h, na Universidade Federal Rural (UFRPE), bairro de Dois Irmãos, Zona Norte do Recife.

As instituições de ensino vão apresentar o impacto do contingenciamento na continuidade de suas atividades de ensino, pesquisas, extensão e administração, além de articular estratégias para pressionar o governo a recompor o orçamento. No total, foram cortados R$ 140 milhões das universidades e dos institutos federais em Pernambuco. Segundo os reitores, se o corte for considerado de maneira fragmentada, existem bloqueios de recursos que chegam a 43%.

LEIA MAIS:

Universidades afirmam que corte do MEC pode comprometer funcionamento no segundo semestre

Universitários protestam contra cortes e fazem 'balbúrdia' neste sábado

Entidades pernambucanas discutem adesão à greve geral da educação nesta quinta

Bloqueio do MEC atinge mestrado e doutorado

Universidades federais de Pernambuco sofrem cortes no orçamento

Bolsas, atividades, pesquisas e projetos das universidades federais em Pernambuco podem ser suspensas após cortes nos orçamentos

MEC contraria discurso e congela verba da educação básica, além das faculdades

Após cortes, reitores de Pernambuco participam de reunião para discutir ameaças à autonomia universitária


"É preciso mobilizar toda a sociedade pela valorização da educação. A situação é gravíssima. Sem a reposição dos recursos, as universidades paralisam suas atividades em setembro, prejudicando os alunos”, afirmou o deputado federal Danilo Cabral (PSB), coordenador das frentes parlamentares em defesa das universidades e institutos federais. Cabral ressaltou que já houve uma reação na Câmara Federal com a obstrução da pauta de votação nesta semana, uma iniciativa articulada pela Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades. “Vamos continuar obstruindo as votações para forçar o governo a abrir o diálogo”, pontuou.

Na próxima semana, além da reunião com os reitores, haverá um novo encontro da Frente Parlamentar para definir ações pela recomposição do orçamento. Além das mobilizações na Câmara dos Deputados e nas ruas, os parlamentares analisam a possibilidade de ir à Justiça.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL