Paudalho

Barragem de Bicopeba vai passar por vistoria

Uma comissão da Alepe vai fiscalizar o manancial, em Paudalho, após Apac recomendar o esvaziamento do reservatório

Publicado em: 23/04/2019 12:01 | Atualizado em: 23/04/2019 12:12


 
Promotoria de Justiça da Comarca de Paudalho instaurou inquérito civil para verificar a segurança do reservatório. Colegiado da Alepe vem inspecionando outros equipamentos.
A situação da Barragem de Bicopeba, em Paudalho (Mata Norte), será conferida de perto, na próxima quinta-feira, pela Comissão Especial criada na Alepe para acompanhar esses equipamentos. O anúncio foi feito ontem durante reunião em que foi debatido o posicionamento do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) sobre o reservatório que abastece o distrito de Guadalajara.

Há duas semanas, o MPPE instaurou, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Paudalho, inquérito civil para verificar a segurança da barragem. No encontro desta manhã, a Secretaria da Casa Militar apontou para a possibilidade de manter nível suficiente para atender a população. Já a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) recomendou o esvaziamento completo do reservatório. Cerca de dez mil pessoas seriam impactadas pela medida.

“Cada órgão tem um entendimento diferente. É preciso que haja um direcionamento único por parte do Governo Estadual sobre o que deve ser feito”, cobrou Gustavo Gouveia (DEM). O parlamentar solicitou ingresso no colegiado temático para acompanhar os desdobramentos do caso.

A partir de relatos de deslizamentos de parte das paredes de contenção da barragem, resultado do rompimento parcial do vertedouro de segurança, o MPPE aponta para o risco da integridade física do equipamento. Localizado no Engenho Pitangueira, o reservatório está em propriedade da Usina Petribú. De acordo com o presidente da Comissão Especial das Barragens de Pernambuco, deputado Antônio Moraes (PP), “a usina se comprometeu em fazer o esvaziamento”.

Gouveia afirmou que já existem obras da Compesa previstas para a região. “A ordem de serviço foi dada em outubro.” O parlamentar pontuou, ainda, que é preciso ponderar a necessidade de abastecimento do distrito, que utiliza água do reservatório há aproximadamente 20 anos. “A Comissão vai contribuir para o desfecho dessa situação”, garantiu o presidente da Assembleia Legislativa, Eriberto Medeiros (PP), que também participou do debate.

Compesa, Usina Petribú, Casa Militar, Apac, Prefeitura de Paudalho e MPPE serão convidados para discutir encaminhamentos para Bicopeba. Além da visita técnica desta semana, a Comissão Especial agendou nova reunião para a próxima segunda (29). Moraes ainda repercutiu a inspeção do colegiado na Barragem de Serro Azul, em Palmares (Mata Sul), na semana passada.

OS técnicos da Compesa já estiveram no local e esclareceram, que o manancial não é operado pela Companhia e que eles estão dando apoio ao município.Algumas obras de melhoria estão sendo feitas no locale há possibilidade de a Compesa absorver o sistema. As obras serão concluídas até o fim do ano. (Com informações da Alepe) 
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL