Saúde

Recife ganha cidade-irmã na luta contra à violência contra a mulher

Publicado em: 13/03/2019 15:29 | Atualizado em: 13/03/2019 15:39

Crédito:  Rafael Martins/ DP

O Recife ganha mais uma cidade-irmã no debate sobre as políticas municipais de gênero. Desta vez, o diálogo ocorre entre a capital pernambucana e Figueira da Foz, município de Portugal. Um dos principais focos da geminação é o intercâmbio das políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres. O acordo sela uma cooperação mútua nas ações de prevenção à violência e a promoção de igualdade de gênero. A assinatura do protocolo de geminação será feita nesta sexta-feira (12), às 17h, durante a Semana Arte Mulher, realizada em Figueira da Foz.

Na prática, as cidades abrem suas portas para a troca de políticas, projetos e campanhas de combate à violência de gênero e constroem ações de promoção dos direitos das mulheres. O documento será assinado pela Prefeitura do Recife e a Câmara Municipal da Figueira da Foz. Quem representa a gestão municipal no evento é a Secretaria da Mulher do Recife.

Além da assinatura do protocolo, a pasta municipal irá apresentar, na Semana Arte Mulher, os projetos Maria da Penha vai à Escola – ação voltada para a igualdade de gênero nas escolas municipais da rede pública de ensino - e o Hoje, Menina, Amanhã Mulher, projeto em parceria com a Unicef e o Centro das Mulheres do Cabo, voltado para o empoderamento de meninas de 14 a 18 anos. Junto às ações, a Secretaria também leva às terras portuguesas as campanhas de comunicação desenvolvidas pela gestão municipal, uma delas é a ação de combate ao assédio contra as mulheres apresentada no carnaval deste ano.

SEMANA ARTE MULHER - A Semana Arte Mulher é um festival de arte voltado para mulheres, a promoção a cultura e a da língua portuguesa. O evento é realizado bienalmente entre as cidades de Recife, no Brasil, e Figueira da Foz, em Portugal. Este ano, a Semana ocorre entre os dias 15 e 22 de março, em Figueira da Foz. A primeira edição ocorreu em março em 2018, no Recife.

Para além da promoção da cultura, a semana terá debates, conferências e apresentações, que abrangem as várias formas de arte, dar visibilidade ao trabalho de mulheres, contribuir para o desenvolvimento da sociedade em geral, chamando a atenção para os problemas atuais e para a boa pratica dos direitos humanos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL