Educação

Movimento pró-criança realiza evento gratuito para celebrar Dia do Contador de Histórias

Publicado em: 19/03/2019 07:20 | Atualizado em: 19/03/2019 07:25

Crédito: José Domingos/Divulgação

O Movimento Pró-Criança celebra o Dia do Contador de Histórias, nesta quarta-feira (20), com uma programação que promete uma “viagem” ao mundo lúdico dos livros infantojuvenis. A maratona de contação de fábulas tem início às 9h e segue até as 16h, no auditório da Unidade Coelhos da instituição, no bairro da Boa Vista. A entrada é gratuita.

Comemorada há cinco anos na ONG, a data, pela primeira vez, terá a participação de crianças contando histórias para outros meninos e meninas. Kettlen Maria dos Santos, 9 anos, Clara Micaele Santos e Maria Letícia Lessa, ambas com 8 anos, apresentarão os enredos.

Os contadores Carminha Moraes, Vinícius Viramundos e Maria de Fátima, conhecida como Mitafá, se juntam ao time de narradores de histórias, que também terá a participação de educadores do Pró-Criança. Alunos do curso de canto coral farão a animação entre uma atração e outra.

“Será um dia para exaltar a figura importante do contador de história, que aos poucos tem aumentado a participação em ONGs, mas ainda é raro nos espaços de educação formal. Celebraremos também o quanto a contação de história é fundamental no processo de alfabetização das crianças e jovens”, afirmou o educador e responsável pelo evento, Marcos Santos.

No Pró-Criança, a contação de histórias faz parte do programa de letramento dos jovens há mais de 10 anos. De acordo com Santos, essa é uma ferramenta eficaz no estímulo à leitura e à escrita, sobretudo, na atualidade onde o livro concorre com tecnologias como o smartfone.

“A história, muitas vezes contada com a ajuda de objetos como brinquedos ou instrumentos musicais, desperta a curiosidade da criança, que logo descobre que por trás daquele mundo que lhe encantou tem um livro, isso já quebra o sentimento trazido da escola de que ler é chato”, explicou Santos.

O Pró-Criança também leva o universo lúdico da literatura infanto-juvenil para além dos muros da ONG. Junto com os jovens contadores, Santos participa de eventos em escolas e alas pediátricas de hospitais.

Esse trabalho deve ser potencializado com o curso inédito que o Pró-Criança vai promover ainda este ano. O projeto "Conto Aqui Conto Acolá", aprovado no último edital do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE) vai capacitar 60 contadores de história.

Serviço
Dia do Contador de Histórias
Data: 20 de março de 2019
Local: Unidade Coelhos do Movimento Pró-Criança – rua dos Coelhos, 317, Boa Vista (em frente ao Imip)
Horários: das 9h às 11h e das 14h às 16h
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL