Social

ONG tem a solidariedade como marca

Por ano são realizadas em média 50 doações de cadeiras de rodas, dez ações de banho para pessoas em situação de rua e uma festa de Natal

Publicado em: 01/05/2024 06:00

 (Divulgação)
Divulgação
Com o empenho de levar esperança, dignidade e transformação de vidas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, a Organização Não-Governamental DNA Solidariedade foi criada em 2013. Por ano são realizadas em média 50 doações de cadeiras de rodas, dez ações de banho para pessoas em situação de rua e uma ação de Natal, que ocorre na cidade de Manari, no Sertão pernambucano.

A ONG conta com quatro ações, uma delas é o Banho do Bem em parceria com uma escola privada do Recife, que acontece no bairro da Encruzilhada, Zona Norte do Recife e promove banho, corte de cabelo, distribuição de alimentação, com uma quentinha e suco, de kit de higiene, além de uma boa música e uma palavra de conforto. Outra atividade é a Doação de Cadeira de Rodas, que semanalmente, nas quartas-feiras, doa uma cadeira de rodas. A instituição tem uma lista de espera com o nome das pessoas que a procuram e serão beneficiadas. Já foram doadas 744 cadeiras.  O Natal luz de Manari é uma ação que contempla a cidade de Manari, no Sertão de Pernambuco, com mais de 10 mil cestas básicas a 23 povoados cadastrados, mais de quatro mil presentes para crianças, de 4 a 12 anos cadastradas, mais de 120 enxovais para bebês, mais de 15 casas mobiliadas. Também é realizada a atividade de atendimentos na área da saúde, já sendo feitas cerca de 150 ultrassonografias e mais de 100 atendimentos odontológicos.

O público-alvo é formado por pessoas em situação de vulnerabilidade social, pessoas de baixa renda, deficientes e moradores de rua. As atividades acontecem na Região Metropolitana do Recife e no Sertão do estado. Como a instituição ainda não tem uma sede física própria, a organização das ações ocorre de maneira remota. A entrega das cadeiras de rodas é um momento em que a equipe da ONG define como a concretização de um gesto de amor entre quem doa e quem recebe, ocorrendo sempre de forma presencial na casa do atendido. “Há uma interação com o público-alvo, levando uma oportunidade através de uma roupa, um corte de cabelo, um alimento, uma palavra de conforto, gerando esperança na vida deles. Um momento vivo de dignidade”, contou o fundado da ONG, Sérgio Galvão. 

De acordo com o fundador da entidade, neste momento, os maiores desafios são manter a estrutura da ONG, pois todas as organizações precisam de recursos financeiros para sua sobrevivência, e captar voluntários que se apaixonem pela causa e tornem-se multiplicadores, aumentando a visibilidade do projeto. “Fazer a diferença na sociedade, buscando diminuir a diferença entre os necessitados e com nossas atitudes despertar um novo jeito de ser e fazer transformando vidas. DNA é vida, é esperança, é amor, é solidariedade”, detalhou Sérgio Galvão. 

As pessoas interessadas em ajudar a ONG podem contribuir através do voluntariado, para atuar nas ações e no setor de comunicação por meio de doação de alimentos não-perecíveis, materiais de higiene, como sabonete, escova de dente, creme dental e de toalha de banho, entrando em contato pela rede social Instagram, @dnasolidariedade. Também pode ser realizada uma doação financeira pelo Pix, cuja chave é: 35186906000127. Conheça mais sobre a instituição e das opções de doação acessando o site: dnasolidariedade.com.br. 

Se você participa de uma Organização Não-Governamental (ONG) ou conhece projeto social e deseja que a história dessa ação seja contada no DP+Social, sugira através do nosso e-mail: social@diariodepernambuco.com.br.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL