Diario de Pernambuco
Busca

festejos de momo

Internautas acusam prefeitura do Recife de retirar concurso de agremiações do carnaval

Publicado em: 11/01/2019 20:26

Blocos líricos, maracatus e clubes carnavalescos, entre outras agremiações, ficariam de fora do carnaval - Foto: Shilton Araújo/Esp.DP
Desde a última quarta-feira (9), uma publicação da Prefeitura do Recife vem causando polêmica em sua página oficial no Facebook. A publicação, que faz uma contagem regressiva para o carnaval 2019, recebeu dezenas de comentários negativos a respeito de uma suposta medida da PCR, que excluiria o concurso de agremiações da sua programação. O Carnaval Multicultural do Recife deixaria de fora as maiores expressões da cultura popular pernambucana, como maracatus, blocos líricos e clubes carnavalescos, que desfilariam em fevereiro, antes dos festejos de momo. 

Integrantes de agremiações, pernambucanos e turistas manifestaram-se contra a medida: "Me programei pelo menos 6 meses antes, tanto no trabalho quanto na compra das passagens, quero prestigiar a cultura Pernambucana", desabafou Fernanda Santos, de Maringá, Paraná.

Luciana Ponce, de São Paulo, frequenta o carnaval recifense há 10 anos, e também já havia programado tudo, incluindo a compra de passagens. "É um grande desrespeito com os foliões que são de fora da cidade. É um absurdo tirar do carnaval as agremiações que fazem e fizeram de Recife o maior carnaval do Brasil", pontuou.

O Diario entrou em contato com a Secretaria de Cultura do Recife para confirmar a retirada do tradicional concurso de agremiações do carnaval da cidade. Por meio de nota, a secretaria respondeu que, desde o ano passado, vem num processo de negociação, que visa “assegurar mais visibilidade e melhor estrutura para os desfiles”, atendendo a uma demanda das próprias agremiações. Ainda segundo o comunicado, “qualquer novidade só será definida e anunciada pela Prefeitura após a escuta das agremiações, que se encerra na próxima semana”.

Leia a nota na íntegra
Criado há muitos carnavais, o Concurso de Agremiações é uma antiga tradição cultural do Recife, cuja missão é abrir alas para as mais autênticas manifestações da cultura popular pernambucana. Dando continuidade a um processo iniciado no ano passado, a partir de uma demanda dos próprios carnavalescos, que se ressentiam da falta de atenção dedicada pela imprensa, turistas e pela própria população ao desfile, a Prefeitura do Recife está pactuando com as agremiações, categoria por categoria, mudanças para assegurar mais visibilidade e melhor estrutura para os desfiles. Qualquer novidade só será definida e anunciada pela Prefeitura após a escuta das agremiações, que se encerra na próxima semana.
 
Em reconhecimento às tradições da cultura popular, a Prefeitura do Recife vem promovendo diversas mudanças e melhorias para os brincantes em todos os ciclos festivos da cidade. Especificamente com relação ao Concurso de Agremiações, foram instituídos nesta gestão: o aumento de 20% dos valores de subvenção pagos aos carnavalescos; o reajuste das premiações do Concurso em 80% a 172%, dependendo da modalidade (totalizando R$ 730 mil em prêmios); além da criação de prêmios em dinheiro também para os terceiros colocados das 11 modalidades do concurso e não só para os primeiros e segundos lugares.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL