Folia 2019

Bacalhau na Vara será homenageado do carnaval de Paulista

Publicado em: 16/01/2019 16:35

Bloco arrasta multidão pelas ruas de Paulista na quarta-feira de cinzas. Foto: Divulgação / Prefeitura do Paulista
O bloco Bacalhau na Vara, que comemora 50 anos de fundação, será o homenageado do Carnaval do Paulista 2019. A escolha marca o jubileu da agremiação que desfila pelas ruas dos bairros de Paratibe e Arthur Lundgren I. Considerado um dos mais importantes blocos da folia de Momo do município, o Bacalhau na Vara ficou conhecido ao por atrair a multidão que não perde o fôlego na quarta-feira de cinzas.

A decisão de homenagear o Bacalhau partiu do prefeito Junior Matuto e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, Fabiano Mendonça. Nesta quarta-feira, os gestores visitaram o presidente do bloco, Eli Eustáquio, para oficializar o convite. O prefeito aproveitou a oportunidade para ceder, em regime de comodato, um box dentro do Mercado de Paratibe para que a agremiação possa usar como nova sede.   

“A história do Bacalhau se confunde com a própria história do carnaval do Paulista. É uma agremiação que merece esse justo reconhecimento por tudo que representa para a nossa cidade. Hoje, podemos assegurar que o Bacalhau não é só de Paulista, mas de todo Pernambuco,” comentou Junior.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, Fabiano Mendonça, destacou que a homenagem faz parte do planejamento da folia deste ano. “Estamos montando um Carnaval marcante para 2019. Temos certeza que a valorização de agremiações como o Bacalhau enriquecessem nossa cultura e tornam essas manifestações ainda mais expressivas. É um ano que promete bastante”, frisou.

Sete anos após a criação do pioneiro Bacaçhau do Batata, eom Olinda, o Bacalhau na Vara foi fundado, em 1969, por um grupo de amigos que decidiu criar um estandarte com os ingredientes que iriam parar na panela, marcando assim o último dia dos festejos de Momo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL