Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Notícia de Local

saúde

HC inaugura Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru

O Método Canguru tem como objetivo promover o contato pele a pele (posição canguru) precoce entre a mãe/pai e o bebê prematuro e/ou com baixo peso

Publicado em: 14/12/2018 16:33

Foto: Maria Cecília Vieira/HC-Ebserh
O Hospital das Clínicas da UFPE vai inagurar, na próxima segunda-feira (17), sua Unidade de Cuidado Neonatal Canguru (Ucinca). Com isso, o HC, que é referência no cuidado com a gravidez, o parto e o bebê de alto risco em Pernambuco, amplia a assistência prestada na área maternoinfantil.

Segundo a Universidade Federal de Pernambuco, cerca de R$ 260 mil foram investidos para o espaço receber uma estrutura de cuidados neonatais, além da compra do de mobiliário, como camas, cadeiras, mesas de cabeceira etc. 

“Esse é um sonho que está saindo do papel e que vai complementar o cuidado humanizado com o bebê de alto risco que realizamos no HC. A Ucinca vai se somar à UTI Neonatal e à Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (Ucinco)”, explica a coordenadora da Unidade Neonatal do HC, Carmen Aymar.

O Método Canguru tem como objetivo promover o contato pele a pele (posição canguru) precoce entre a mãe/pai e o bebê prematuro (antes da 37ª semana de gestação) e/ou com baixo peso (menos de 2,5kg), de forma gradual e progressiva, favorecendo o vínculo afetivo, estabilidade térmica, estímulo à amamentação e o desenvolvimento do bebê, além da diminuição do risco de infecção hospitalar, entre outros.

De acordo com a Portaria 930/2012 do Ministério da Saúde, a Ucinca é responsável pelo cuidado do recém-nascido com peso superior a 1,250kg, clinicamente estável, em nutrição enteral plena, cuja mãe manifeste o desejo de participar e tenha disponibilidade de tempo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
A importância de um atendimento farmacêutico correto
Primeira Pessoa com Padre Reginaldo Veloso
Sobre Vidas: Casinha - Associação dos Amigos da Vila do Papelão
Dp Auto no Jeep Experience
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco