cultura

Dia do Museu é celebrado com semana de programação especial no Recife

16ª Semana de Museus acontece entre os próximos dias 14 e 20 de maio. A iniciativa busca estimular a população a conhecer esses espaços de fomento e preservação cultural

Publicado em: 11/05/2018 20:42 | Atualizado em: 11/05/2018 21:33

A iniciativa busca estimular a população a conhecer esses espaços de fomento e preservação cultural. Na foto, o Museu Cais do Sertão. Foto: Pablo Oliveira/Esp. DP
No dia 18 de maio comemora-se o Dia Internacional dos Museus e, por todo o Brasil, equipamentos preparam uma semana inteira de programação caprichada. O Recife não vai ficar de fora. Seis espaços geridos pela Prefeitura do Recife vão participar da da 16ª Semana de Museus, que acontece entre os próximos dias 14 e 20 de maio.

A iniciativa busca estimular a população a conhecer esses espaços de fomento e preservação cultural. Mais de 1.100 instituições de todo o país, participam da semana que tem, como tema, Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos, capitaneada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). 

Confira a programação do Recife:

Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM) 
Entre os dias 15 e 20 de maio, o equipamento vai oferecer diversas oficinas, rodas de diálogo além de exposição de exposições de fotografia.  ExistenCidades, do fotógrafo Beto Figueiroa, e A arte é um manifesto – 30 anos de Devotos, de Neilton, guitarrista da banda, que celebra a história do grupo que saiu do Alto José do Pinho para a posteridade do punk nacional. As inscrições para as oficinas podem ser feitas enviando e-mail para educmamam@gmail.com.

O MAMAM fica na Rua da Aurora, 265, na Boa Vista. Abre de segunda a sexta, das 10h às 18h, e sábados e domingos, das 13 às 17h. O acesso é gratuito.

Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas
A programação acontece entre os dias 15 e 20 de maio e vai oferecer uma atividade diária e interativa com a fortaleza que abriga o museu, que acontece todos os dias. No dia 19, terá oficina de colagem para crianças, além de uma aula com o artista Victor Vasconcelos, ensinando a confeccionar peças de artilharia militar lúdicas, feitas de bola de encher na oficina ARTElharia. Serão oferecidas 20 vagas para crianças a partir de 10 anos. A inscrição deve ser feita pelo e-mail: educativomcr@gmail.com.

O Museu da Cidade do Recife fica na Praça das Cinco Pontas, São José. Funciona de 9h a 17h, de terça a domingo. O acesso é gratuito.

Paço do Frevo
Ao longo de todo o dia 15, das 9h às 16h30, haverá vivências para quem quiser se arriscar na extensa biblioteca de passos que o frevo coloca nas ruas. No dia 18, a programação começa às 9h, com a palestra Patrimônios e Conexões, sobre o diálogo entre as tradições e a contemporaneidade. Entre 10h30 e 12h, será oferecida uma roda de conversa com relatos de experiências sobre patrimônio e conexões digitais. E, das 14h às 17h, um minicurso tratará de comunicação estratégica, internet e patrimônio.

O Paço do Frevo fica na Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife. Funciona de 9h a 16h30 de terça a sexta e de 14h a 18h aos sábados e domingos. O ingresso custa R$ 8.

Casa do Carnaval 
a Casa do Carnaval irá oferecer, gratuitamente, uma oficina de Catalogação de Acervos, entre os dias 14 e 18 de maio. Serão disponibilizadas 10 vagas, destinadas a estudantes universitários, equipes de museus e interessados em aprender noções básicas sobre práticas de salvaguarda de acervo. As inscrições podem ser feitas pelo o link   https://goo.gl/forms/oTECLYTvBAtZ95F42 ou pelo telefone (81) 3355-4311. As aulas acontecerão das 9h às 12h, e terão como facilitador o Museólogo e Historiador Anderson Santos. Serão ensinados conceitos e práticas de documentação museológica e noções sobre acervos físicos e digitais. Essa ação é resultado de uma parceria entre o Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural – Casa do Carnaval e  o Museu de Arte Popular do Recife (MAP).

A Casa do Carnaval é um equipamento cultural da Prefeitura do Recife, e fica no Pátio de São Pedro, nº 38.

Memorial Luiz Gonzaga 
O museu oferecerá uma programação multimídia, com visita mediada pelo acervo, do dia 14 ao dia 18, das 9h às 17h, e exibição dos filmes O homem que engarrafava (2009), Gonzaga de pai pra filho (2012) e Caminhos da reportagem: Luiz Gonzaga (TV Brasil). Os visitantes poderão conferir ainda o acervo sobre Luiz Gonzaga com fotos, vídeos, discos, músicas, instrumentos musicais e objetos da cultura sertaneja.

O Memorial Luiz Gonzaga fica no Pátio de São Pedro, nº 35. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h. O acesso é gratuito.


Cais do Sertão
A semana será repleta de interação, tecnologia e informação para os visitantes.  A mediação ‘No Meu Bornal Tem’, ação educativa desenvolvida pelos educadores do espaço, entra na programação oferecendo ao público uma mediação totalmente acessível a todos.Na mediação “No meu Bornal tem” educadores e visitantes se aproximam, através da materialidade dos objetos presentes no museu. No dia 19 od colecionadores poderão trocar figurinhas do álbum da copa de 2018, no evento chamado “Dois siris jogam bola e trocam figurinhas”. Agendamento: agendamento@caisdosertao.org.br

A programação comleta pode ser acessada através do site http://guiadaprogramacao.museus.gov.br/


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL