Diario Urbano

Corte no orçamento vai sobrar para os usuários do metrô

Entre os danos à população, empresa cogita reduzir a horários de picos o funcionamento do metrô. As viagens dos sábados seriam canceladas

Publicado em: 07/02/2018 08:34

Vai sobrar para os usuários do sistema de transporte público de passageiros da Região Metropolitana do Recife o corte no orçamento da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Corte de 43% quando comparados os valores de 2017 e 2018.  A CBTU diz não ser possível apontar quais serviços serão afetados. Mas haverá perdas. Entre os danos à população, a empresa cogita reduzir a horários de picos o funcionamento do metrô. As viagens dos sábados seriam canceladas, valendo a regra somente no período das segundas às sextas-feiras. A confirmação desta proposta, diante da redução de R$ 260 milhões do orçamento para R$ 139,7 milhões, terá reflexo drástico no sistema de transporte, exigindo se refazer os esquemas de serviços dos terminais que integram metrô e ônibus. E o custo do novo planejamento, com a necessidade de mais coletivos, motoristas, cobradores e fiscais, recairá obviamente sobre o modal ônibus.  Com novos gastos, as empresas terão argumentos  a mais para pleitear aumento de passagens. Em suma, a tesoura do governo Temer cortará duas vezes a carne dos passageiros.

Donas das esquinas
Farmácias dominam as esquinas de Casa Forte. Tanto que, na Avenida Dezessete de Agosto,  caiu em desuso dar referências de endereços citando as ruas com  as quais a avenida cruza. Ao invés de Flôr de Santana, Jacó Velosímo e Jaime Loyo, informantes falam das farmácias A, B e C. Os letreiros gigantes do comércio ajudam mais do que as placas de sinalização.

Grades furtadas
Os vazios nos alambrados da Via Mangue, no Pina e em  Boa Viagem, são comparados ao universo. Estão em expansão. E pelo que se vê na via expressa do Recife não se precisará de bilhões de anos, como previsto para o universo, para a distância entre as grades furtadas dobrar de tamanho. Furtos seguidos de grades ocorrem semana após semana.

Afundamento da via
Por centímetros, um carro não atropelou ontem pela manhã dois ciclistas na Rua Arquiteto Luiz Nunes, nas imediações da Rua Arquiteto Fernando Almeida, Imbiribeira. O motorista, que se deslocava de Afogados para o Ipsep, fez um movimento brusco à esquerda para fugir de um afundamento na pista. Cabia um pneu na cratera.

Alerta na avenida
Passa de uma dezena a lista de carros que tiveram pneus danificados no trecho da Avenida Mascarenhas de Morais, ao lado do muro do Aeroporto Internacional do Recife. Após substituir o pneu rasgado pelo reserva, uma das últimas vítimas decidiu sinalizar perigo. Colocou a peça danificada, de pé, no meio do buraco.

Sanitários improvisados
A Praça de Jardim Paulista, em Paulista, é de causar inveja à maioria dos bairros da Região Metropolitana do Recife. Menos em um aspecto, os banheiros públicos. Com os sanitários quebrados, frequentadores da praça, que dispõe de quadras esportiva e de esportes radicais, improvisam mictórios nos pés de árvores e das paredes a qualquer hora.

Vaquinha virtual
Alunos da Escola Desembargador Renato Fonseca, em Olinda, iniciaram campanha de arrecadação de recursos, no site www.vakinha.com.br, para apresentarem no México, em maio, o aplicativo Caça ao Aedes aegypti. Em 2017, o aplicativo obteve o primeiro lugar em uma feira no Paraguai. O evento reuniu 126 trabalhos da América Latina.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL