Local

Diario urbano: Os muros do medo

Publicado em: 18/01/2018 07:17

Os moradores da orla de Piedade e Candeias foram os que mais sentiram de perto os estragos provocados pela erosão marinha no litoral urbano do estado. O alívio veio com a engorda das praias de Jaboatão dos Guararapes, que devolveu a faixa de areia da praia. O banho de mar deixou de ser o único atrativo. A areia oferece espaço para caminhadas, brincadeiras, jogos ou simplesmente descanso.

Mas há um ponto que a engorda da praia não foi capaz de mudar. As edificações foram construídas em cima da faixa de areia, quando uma lei municipal permitiu tal descalabro na década de 1970. Os muros altos dos edifícios, muitos deles de costa para o mar, são barreiras, que, à primeira vista, podem parecer de proteção para os moradores, mas servem de refúgio para atos que acabam trazendo mais insegurança. Um morador da orla de Piedade, que não quer se identificar, se tornou refém de sua própria casa. Da janela do seu apartamento, no condomínio Massapê, ele observa um grupo de jovens se drogando e protegidos pelo muro do prédio.

A cena já se tornou comum e o jeito foi esquecer as partidas noturnas de voleibol e ficar “seguro” por trás dos muros. O morador não sabe, mas foi vítima não dos jovens, e sim da ausência de um planejamento urbano. A polícia, que ele acredita ser a solução, é só um paliativo.
 
Caminhada do basta
Neste sábado, em Olinda, haverá a caminhada do basta alertando sobre a violência contra a mulher. O evento é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos. A concentração será a partir das 7h em frente ao antigo Quartel da Polícia Militar, na Avenida Ministro Marcos Freire, no Bairro Novo.

Diagnóstico precoce
Em Pernambuco, desde o início das notificações de Aids, de 1983 a 2017, foram registrados 25,2 mil casos da doença. Amanhã haverá um trailer do projeto Quero Fazer com ações de testagem e aconselhamento sobre Aids e sífilis. O atendimento será a partir das 17h, na Praça Viaduto Geraldo Melo, em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes. 

Em busca da medalha
Os reeducandos idosos do Presídio de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, participaram de um torneio de futsal. A ideia foi para ajudar a combater o sedentarismo, mas eles levaram a sério a disputa por troféus e medalhas entregues pela Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres).
 
Fora dos trilhos
Os trilhos das antigas linhas de bondes que passavam pelo Bairro do Recife estão desaparecendo. Além da mudança no pavimento que esconde parte do passado, eles estão sendo cimentados para melhorar a passagem das motos, devido à irregularidade do piso. E assim, a história vai sendo apagada. 

Doação de sangue
O Hemope volta a fazer apelo para a doação de sangue antes do período de carnaval. A campanha tem início a partir do dia 23 deste mês e a expectativa é de ampliar o número de doadores em 15%. Eles serão recepcionados com frevo.

Blitz nas academias
Três academias de ginástica em Jaboatão dos Guararapes foram interditadas após uma blitz realizada pelo Procon do município em parceria com o Ministério Público de Pernambuco e outros órgãos. Entre as irregularidades: máquinas quebradas e ausência de profissionais habilitados. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL