FIM DE ANO Cantata de Natal encanta antigo Colégio Nossa Senhora do Carmo Atividade foi promovida pela Faculdade Integrada de Pernambuco (Facipe)

Publicado em: 13/12/2017 22:52 Atualizado em:

Um grupo de jovens bailarinas e músicos do Conservatório Instituto Sol Maior realizaram uma cantata no prédio que durante 92 anos abrigou o Colégio Nossa Senhora do Carmo, na Rua Barão de São Borja, 433, bairro Boa Vista, Região Centro do Recife. Com uma programação simples, o evento celebrou o Natal em meio ao esvaziamento de iniciativas semelhantes no Recife, com direito a apresentações de dança que incluiu uma versão em ritmo de frevo de Noite Feliz (Joseph Mohr e Franz Xaver Gruber). 

Promovida pela Faculdade Integrada de Pernambuco (Facipe), do Grupo Tiradentes, a iniciativa contou com a participação de estudantes, professores e funcionários, além de seus familiares e moradores da circunvizinhança convidados a celebrar o Natal. “Eu vim com minha filha. Gostei muito!”, disse Roselita Maria de Amorim, 53 anos, mãe da estudante do curso Radiologia, Maria Roberta da Silva, 33, que também levou os filhos Jhonnata Saymon, 16, e Bemjamim Moisés, com um ano e seis meses. A família é de Mirueira, em Paulista, e, para Maria Roberta era um momento de celebração pelo curso com o qual quer progredir profissionalmente.

Segundo a diretora geral da Facipe, Vanessa Piasson, a cantata é o começo de um projeto de interação com a comunidade, que deve redundar num calendário de atividades. Para isso, a organização distribuiu convites para moradores da circunvizinhança, onde o prédio hoje ocupado pela Faculdade de Direito da Facipe é uma referência histórica.

Na noite de ontem, a partir das 19 horas, o prédio teve as sacadas e janelas destacadas por uma iluminação especial e ocupadas por músicos da Orquestra Sol Maior, do maestro Ricardo Diniz. No térreo, foram, apresentados números de dança pelo Balé Clássico Acaci. Localizado dentro da 8ª Zona Especial de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural (ZEPH), o casarão em art déco ganhou ares de teatro aberto no primeiro evento do gênero desde que foi entregue restaurado, em 9 de setembro de 
2016, resgatado de mais de dois anos de abandono.

Além da apresentação de músicas de dança, a cantata contou com um pronunciamento do diácono Myvacir Meira Lima, que convocou todos a avaliarem se estão cumprindo o que Jesus ensinou. Numa linha semelhante, um Papai Noel diferente foi chamado à sacada para o encerramento da cantata, dispensando falas comumente repetidas por pessoas que encenam a personagem. “Papai Noel é apenas uma pessoa que não é nada perante o Menino Jesus”, disse, desejando um Feliz Natal. 


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL