Compesa Intervenção no Sistema Botafogo deixa 80 mil sem água Paralisação do abastecimento afeta Olinda e bairros de Paulista, Igarassu e Abreu e Lima

Publicado em: 19/09/2017 07:51 Atualizado em: 19/09/2017 08:15

A Companha Pernambucana de Saneamento (Compesa) inicia nesta segunda-feira uma intervenção no Sistema Botafogo. Os trabalhos, programados para ter início às 8h, devem durar por 48 horas, até as 8h de quinta-feira. Até lá, o abastecimento de água será interrompido na cidade de Olinda e nos bairros de Pau Amarelo, Janga e Maranguape, em Paulista e ainda em Igarassu e Abreu e Lima, afetando cerca de 80 mil pessoas.

Durante a paralisação do sistema, a Compesa vai executar serviços de manutenção em equipamentos e diversas unidades do sistema que passaram por algum tipo de avaria durante o inverno deste ano. De acordo com a Compesa, apesar da paralisação total, a falta de água ocorrerá apenas em algumas localidades dos quatro municípios cujos dias de calendário de abastecimento estão previstos para acontecer no período da intervenção. Essas áreas correspondem a cerca de 27% da população atendida por Botafogo.

 
A companhia vai realizar várias ações para corrigir os danos hidráulicos, elétricos e eletromecânicos provocados pelas fortes chuvas e ventos ocorridos nos meses de julho e agosto, e que podem comprometer a capacidade operacional do sistema e até o cumprimento dos calendários. As ações serão executadas em todo o sistema, como adutoras de grande porte e unidades de bombeamento (estações elevatórias). “Não temos outra alternativa, precisamos realizar os devidos reparos e melhorias o quanto antes, como substituir bombas hidráulicas por outras mais eficientes e recuperar o sistema elétrico danificado. Com essas medidas, estamos reafirmando nossa responsabilidade no atendimento à população, teremos um sistema melhor, com mais estabilidade e confiabilidade”, explica o gerente de Produção Metropolitana, Euris Oliveira. "A Compesa está agindo de forma proativa para melhorar o abastecimento nas áreas de Pau Amarelo, Janga e Maranguape, em Paulista, e na cidade de Olinda", completa. Após a conclusão dos serviços, na quinta-feira, a distribuição de água será retomada de acordo com o calendário estabelecido para cada área.
 
Confira quadro com as localidades que terão o abastecimento de água afetado pela paralisação do Sistema Botafogo:

Paralisação do abastecimento afeta Olinda e bairros de Paulista, Igarassu e Abreu e Lima. Foto: Compesa/ Divulgação
Paralisação do abastecimento afeta Olinda e bairros de Paulista, Igarassu e Abreu e Lima. Foto: Compesa/ Divulgação



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL