Congresso Futuro da educação será debatido em Pernambuco Especialistas do Brasil e exterior estarão no XV Congresso Internacional de Tecnologia na Educação

Publicado em: 15/09/2017 07:43 Atualizado em:

Palestrantes do Brasil, Portugal e Uruguai vão participar, em Pernambuco, de um dos maiores encontros sobre ensino do país, o XV Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. O evento acontecerá de 20 a 22 de setembro, no Centro de Convenções, com o tema Educação e tecnologia em tempos de mudança. Na avaliação dos organizadores, não é possível continuar vivendo em uma sociedade cada vez mais conectada onde a escola permanece no modelo do século passado. Associada a esse tema, também será debatida a necessidade de uma formação humanista do professor e do reforço em sua autoestima.
“A tecnologia na educação deve ser compreendida como qualquer instrumento, ferramenta ou metodologia que facilite a aprendizagem e que estimule o aluno a aprender”, destacou o professor Arnaldo Mendonça, coordenador geral do congresso. Entre as palestras, por exemplo, estão Como ensinar a crianças e jovens que nasceram com a internet?, de José Manuel Moran, de São Paulo, e Luz, câmara, EDUCação: produção de videoaulas em um mundo cada vez mais conectado, de Ivys Urquiza, de Alagoas. Já Luiz Schetinni, de Pernambuco, falará sobre Pedagogia do afeto. O evento tem como parceiros o sistema Fecomércio, o Senac, o Sesc e o Sebrae.
Entre as novidades deste ano está o debate sobre estudantes com altas habilidades, chamados também de superdotados, que será liderado por Susana Pérez, do Uruguai, durante a palestra Entendendo e trabalhando com a superdotação. “Essa palestra é inédita em Pernambuco. Um superdotado é, muitas vezes, considerado um capeta em sala de aula, porque o professor não consegue contê-lo. Isso acontece por que aquela aula não serve para ele. Imagine um adulto alfabetizado participar de aulas de alfabetização. É a mesma coisa”, comparou Arnaldo Mendonça.
Mais de três mil pessoas já estão inscritas nas palestras e oficinas, mas as inscrições ainda podem ser feitas pelo site www.tecnologiadaeducacao.com.br. Os congressistas também poderão participar do Espaço do Conhecimento, cuja ideia é divulgar resultados de pesquisas científicas e produção de material didático com foco em soluções inovadoras de ensino, e do Salão de Empreendedorismo, onde serão exibidos e comercializados produtos e serviços associados à educação e tecnologia, como livros, artesanato, equipamentos de TI, sistemas de gestão e cursos de capacitação.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL