Intercâmbio Jovens Embaixadores com inscrições abertas Estudantes que pretendem fazer intercâmbio de três semanas nos EUA têm até dia 9 para tentar vaga

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 13/07/2017 08:14 Atualizado em: 13/07/2017 08:31

Weslley Silva foi um dos pernambucanos selecionados para o programa. Foto: Igo Bione/DP
Weslley Silva foi um dos pernambucanos selecionados para o programa. Foto: Igo Bione/DP

O Programa Jovens Embaixadores, que promove intercâmbio estudantil de três semanas nos Estados Unidos, está com inscrições abertas par a edição de 2018. Podem participar alunos de escolas públicas que participaram de projetos voluntários e dominam a língua inglesa. Desde que a ação foi criada, mais de 500 estudantes brasileiros já viajaram para os Estados Unidos. Em janeiro deste ano, dois pernambucanos fizeram o intercâmbio. A quantidade de vagas por estado, no entanto, pode variar ao longo dos anos, pois não existe um número fixo destinado a cada unidade da federação. Por ano, são 50 vagas para todo o país.

Os interessados em participar da próxima edição do programa têm até 9 de agosto para se inscrever pelo site www.jovensembaixadores.org/2018. Fluência em inglês, ser da rede pública, ter idade entre 15 e 18 anos, perfil de liderança e bom desempenho escolar são algumas das exigências do Programa Jovens Embaixadores, que chega à 16ª edição em 2018. Para viajar com tudo pago para os Estados Unidos, é preciso ainda nunca ter ido ao país e não ter passado mais de 20 dias no exterior, ou seja, estudantes que viajaram pelo Programa Ganhe o Mundo, do governo do estado, não podem participar da disputa.

Outro critério de seleção, muitas vezes ignorados por quem quer ser escolhido pelo programa, é ter participado por pelo menos um ano consecutivo de um projeto como voluntário. A gestora de Programas e Projetos Especiais da Secretaria Estadual de Educação, Márcia Rodrigues, lembra que essa exigência deve ser observada por quem quer se candidatar a uma vaga do programa no futuro. “Como o trabalho voluntário de no mínimo 12 meses é exigido, é preciso se preparar desde cedo”, aconselha. A Secretaria Estadual de Educação atua no programa como parceira do Consulado Americano no Recife.

Criado em 2002, o programa tem como alvo alunos brasileiros que são exemplos em termos de liderança, atitude positiva, trabalho voluntário, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. “O programa visa fortalecer o ensino público por meio desses alunos, transformando-os em modelos para as suas comunidades”, explica a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. O programa é concorrido e recebe candidaturas de todo o Brasil. Os selecionados viajam em janeiro para um programa de três semanas nos EUA.

Durante a primeira semana, os selecionados conhecem a capital norte-americana e frequentam reuniões com organizações do setor público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem. Após a semana em Washington, os participantes são divididos em grupos menores e viajam para diferentes estados, onde são recebidos por famílias-anfitriãs, frequentam aulas em escolas locais e interagem com estudantes americanos da mesma idade. Além disso, fazem apresentações sobre o Brasil para os colegas estrangeiros. “O programa me proporcionou experiências que mudaram minha percepção de mundo. Hoje sei que sempre existe mais a aprender e que sou instrumento de mudança tanto na minha vida como na da sociedade brasileira”, afirma Kethyllen Pimentel, que representou Pernambuco no programa em 2017.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL