Diario de Pernambuco
Busca
Diario Urbano Construções irregulares passam quase despercebidas pelos órgãos de fiscalização

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 26/07/2017 07:23 Atualizado em:

As construções irregulares passam quase despercebidas pelos órgãos de fiscalização. Todo mundo sabe que elas existem, mas pouco se faz a respeito, principalmente nas áreas de baixa renda. O problema da omissão é quando alguém morre em razão disso. Foi o que a conteceu no município de Paulista, Região Metropolitana do Recife. A laje de um imóvel cedeu e matou uma criança de oito anos. O Conselho de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea) vai apurar se a construção teve acompanhamento de um profissional e se houve erro na construção. Mas a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do município já informou que o proprietario não apresentou o auto de conclusão da obra e funcionava sem licenciamento. Agora todos sabem.

Uma pesquisa divulgada pelo Data Folha em 2015 aponta que menos 15% dos entrevistados no país fizeram reforma ou construção com serviço de arquiteto e engenheiro. No Nordeste são menos de 7% e a principal razão é o custo. A maioria dos entrevistados acredita que um arquiteto cobraria de 20% a 40% do valor da obra. Segundo os profissionais do ramo, esse número gira em torno de 10%. Fico me perguntando se não seria politicamente mais correto se o município ou estado incluisse no licenciamento da obra um engenheiro calculista para garantir a segurança das obras para a baixa renda, uma espécie de defensoria pública da habitação.

 

Hepatites virais
Dentro do calendário do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, o Plaza Shopping, em parceria com o Núcleo de Assistência aos Pacientes Hepáticos (NAPHE), fará amanhã uma campanha educativa e exames para diagnosticar a doença das 10h às 22h, no piso L2 do centro de compras. O resultado do exame sai em cerca de 30 minutos.

Bolsistas
Cento e um estudantes, que concluíram o ensino médio em Pernambuco em escolas públicas estaduais ou em privadas ( como bolsistas integrais) vão poder estudar por meio de bolsa de ensino integral em nove cursos superiores, entre eles medicina, enfermagem, farmácia, nutrição e psicologia. O programa faz parte de uma parceria da Secretaria Estadual de Saúde (SES) com as instituições de ensino por meio do FormaSUS.

Pesquisa
O Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a Fundação Oswaldo Cruz Pernambuco (Fiocruz-PE) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) iniciaram pesquisa em julho deste ano para avaliar a persistência do zika vírus no ser humano. Ele já foi detectado no sangue, urina, sêmen, fluidos cerebrais e espinhais, saliva e líquido amniótico. O objetivo é mapear por quanto tempo ele fica ativo no organismo.

 

Acessibilidade
Da mesma forma que vem funcionando no carnaval do Recife, o programa PE Conduz levou pessoas com deficiência para assistir ao Festival de Inverno de Garanhuns. O Camarote da Acessibilidade instalado no FIG disponibilizou 40 vagas em dias alternados. O evento foi uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) com Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Falta d’água
A Compesa avisa fará hoje um intervenção na Rua 5 de Novembro, no bairro de Afogados, para interligar tubulações de grande porte e instalar dispositivos de controle do sistema de distribuição de água. Para isso, o fornecimento do sistema Pirapama será reduzido e faltará água por 24h em 32 localidades entre elas, Afogados, Rosarinho, San Martin, Madalena, Graças, Engenho do Meio, Mangueira, Coelhos, Soledade, Bairro do Recife, Cabanga e Espinheiro. 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL