#DiarionasComunidades Uma semente de amor e música plantada no Canal do Arruda O projeto Sementes do Amor oferece oficinas gratuitas de percussão, confecção de instrumentos, dança e canto aos filhos de moradores da comunidade, localizada na Zona Norte do Recife

Por: Samuel Calado - Redes Sociais e Site

Publicado em: 15/06/2017 14:55 Atualizado em: 15/06/2017 15:03

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook
A paixão pelo samba reggae aliada à falta de oportunidades e às péssimas condições da localidade onde mora motivaram o soldador Silas Feitosa a idealizar o Projeto Sementes do Amor na comunidade do Canal do Arruda. Silas tinha a vontade de fazer um movimento capaz de resgatar os jovens através da música. De início, precisava ter instrumentos e um som de qualidade para realização dos ensaios. Mas recebendo menos do que um salário mínimo, ficava cada vez mais difícil tornar esse sonho uma realidade. Foi quando teve a ideia de unir suas habilidades com soldagem de ferro com a reciclagem, saindo nos arredores da comunidade à procura de materiais úteis na elaboração dos instrumentos. 

Caçamba de geladeira, jante de bicleta, pedaços de madeira e plásticos vindos do lixo. Tudo serviu como matérias-primas para a confecção das ferramentas musicais. "Todo mundo lá em casa abraçou a ideia e começou a me ajudar a fazer os instrumentos. Enquanto eu soldava a estrutura, minha mulher cortava os panos de base e meus filhos repassavam os materiais. No meu trabalho, acabei desabafando com um patrão e falei sobre a realidade do meu bairro e a importância de criar um projeto como este. Ele terminou doando o som e os microfones que a gente utiliza nos encontros", relata Silas. "Foi dessa forma que a gente começou a plantar a semente da solidariedade no coração das pessoas". 

O projeto Sementes do Amor oferece oficinas gratuitas de percussão, confecção de instrumentos, dança e canto aos filhos de moradores da comunidade, localizada na Zona Norte do Recife. Os encontros ocorrem sempre aos sábados, das 18h às 21h. Ele não tem nenhum patrocínio e se mantém através de doações. Silas relata que o grupo suspendeu as atividades neste período de chuvas porque geralmente o Canal do Arruda transborda e a água chega na casa de alguns jovens. A expectativa é retomar as aulas na primeira semana de agosto.   

Dentro do projeto, existe um grupo composto pelos participantes mais antigos, que geralmente se apresenta em grandes eventos. O percussionista Gercino Feitosa, um dos filhos de Silas, explica sobre os critérios para integrar o grupo: "O participante precisa estar matriculado na escola e ter bom rendimento acadêmico. A gente procura sempre saber se eles estão se comportando bem em casa, porque não adianta ensinar um lado e esquecer do outro". 

Integrante do projeto desde 2012, Hugo Silva, de 12 anos, ressalta que aprendeu a valorizar a comunidade onde vive e a própria identidade. "Hoje, sei tocar vários instrumentos e tenho orgulho disso. Se agora penso em ser ator, devo isso ao projeto". E para quem acha que o interesse pela percussão só vem dos meninos, Maria Eduarda, 13, mostra no braço o grande talento junto aos outros participantes. Confira a performance dela no vídeo a seguir. 

SERVIÇO

Projeto Sementes do Amor 
Endereço: Av. Professor José dos Anjos, 171, Arruda. 
Informações: (81) 98576-1039 e 98304-4754   


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL