Diario de Pernambuco
Busca
Missão Mensageiro do papa Francisco encerra passagem pelo Recife em contato com a comunidade

Publicado em: 14/05/2017 18:59 Atualizado em: 14/05/2017 20:35

Núncio Giovanni D Aniello chegou ao convento dos Capuchinhos acompanhado de Dom Fernando Saburido. Foto: Rafael Martins/ DP
Núncio Giovanni D Aniello chegou ao convento dos Capuchinhos acompanhado de Dom Fernando Saburido. Foto: Rafael Martins/ DP

A passagem do núncio apostólico Giovanni D'Aniello pelo Recife provocou uma mistura de sentimentos nele. O representante do Papa Francisco em missões pelo mundo buscou caminhos diferentes de autoridades diplomáticas. Em vez de ser recebido por outros grandes nomes locais, buscou o povo. D'aniello visitou vários lugares da Região Metropolitana do Recife desde a quinta-feira e, neste domingo (14), em sua despedida, desejou ter poderes mágicos. D'Aniello visita o Recife em comemoração ao centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima.

"Queria poder conseguir, em um movimento, mudar a realidade de muitas pessoas que vi e conversei aqui na minha passagem. Mas também tive o meu coração sempre preenchido com alegria, principalmente do espírito das pessoas, de enfrentarem e resistirem às adversidades com o sorriso no rosto", destacou.

A programação da tarde deste domingo (14) começou com visita à comunidade do Bode, na Zona Sul do Recife, onde o núncio conheceu o trabalho do Instituto Social das Medianeiras da Paz (Ismep). Foi recebido por crianças e pelas irmãs que promovem uma série de atividades assistenciais para o local. De acordo com a coordenadora do Instituto, Francisca das Graças (irmã Graça), a visita foi revigorante pela esperança que ele promoveu, em tempos que a instituição enfrenta a dificuldade diária de manter as atividades com poucos recursos e sem apoio de governo ou prefeitura. “Ele prometeu nos dá uma ajuda de alguma forma, seja com remédios ou levando a nossa história para frente, para ser considerada em qualquer possibilidade de apoio pelo mundo. Ele ficou muito sensibilizado com o trabalho, porque a gente trata desde a proteção à criança e ao adolescente até a vulnerabilidade da pessoa idosa”, pontuou.

A Ismpe funciona no Pina e, em 2017, ajuda 180 pessoas com oficinas de capoeira, percussão, dança, informática e maracatu para crianças. Já para os idosos, as atividades são para trabalhos manuais e atividades de terapia em grupo. A unidade depende de doações em dinheiro ou de roupas para serem vendidas em um bazar diário que acontece no local. (Contato: 3325.0887).

O Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, anfitrião do embaixador, reforçou a postura do núncio em priorizar o encontro com as pessoas. “Ele é uma pessoa muito sensível e muitos momentos tocou. Todos os momentos foram muito agradáveis. Ele é embaixador do Vaticano e vem pra trazer a palavra de esperança e a solidariedade. Nos correspondeu com dias proveitosos e um bem para nossa vida. Ele fez questão que eu colocasse na programação uma visita a lugares carentes e ficou muito triste com algumas realidades. Mas espontaneamente se colocou à disposição para ajudar. Pediu que a gente apresentasse o projeto para conseguir recursos de alguma instituição. Isso é muito valioso”, destacou.

O período pelo Recife encerrou com uma recepção no convento dos capuchinhos. O núncio Giovanni D'Aniello foi recebido com uma apresentação do Maracatu Frei Damião, composto só por crianças, visitou o túmulo de Frei Damião, e realizou missa no altar do convento, reunindo os fiéis. “Cristo pode mudar realidades porque ele está em todos os lugares. Ele vê tudo. Sintam-se presos a ele, porque ele só quer dar a vida. A vida eterna em que todos estão felizes. É a isso que temos que agradecer sempre”, disse em celebração. “Vou ter que voltar aqui e encontrar novamente com vocês e fortalecer essa amizade com base na presença de cristo. Temos que trazer quem está afastado, como fez Frei Damião, um grande conciliador e exemplo de que a fé une”, ressaltou.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL