Diario de Pernambuco
Busca
Arrombamentos Após protesto, grupo se reúne na Prefeitura de Jaboatão para reivindicar segurança nas escolas Sindicato dos Professores do município, professores, pais e mães de alunos pedem rondas policiais para evitar invasões às escolas

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 30/03/2017 14:22 Atualizado em: 30/03/2017 14:34

Na foto, a Secretária de Educação, Ivaneide Farias e os Secretários de Articulação Política, Robson Leite, de Segurança, Éden Vespasiano, respectivamente.
Foto: Mariana Fabrício/DP. (Na foto, a Secretária de Educação, Ivaneide Farias e os Secretários de Articulação Política, Robson Leite, de Segurança, Éden Vespasiano, respectivamente.
Foto: Mariana Fabrício/DP.)
Na foto, a Secretária de Educação, Ivaneide Farias e os Secretários de Articulação Política, Robson Leite, de Segurança, Éden Vespasiano, respectivamente. Foto: Mariana Fabrício/DP.

Mais de 16 escolas municipais de Jaboatão dos Guararapes foram arrombadas e depredadas neste ano. Os casos de violência motivaram um protesto realizado por educadores, mães e pais de alunos e pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação, que percorreu a Avenida Barreto de Menezes, na manhã de hoje, em direção a Prefeitura da cidade. O grupo reinvindica mais segurança nos entornos das escolas, sistema de monitoramento e ainda que sejam contratados profissionais que fiquem na portaria, principalmente durante a noite, período em que acontecem as invasões.

Após a caminhada com cartazes e carro de som, um grupo de nove representantes foi recebido pela Secretária de Educação, Ivaneide Farias, pelo Secretário de Segurança, Éden Vespasiano, além do Secretário de Articulação Política, Robson Leite. "Somente nesse final de semana seis escolas foram arrombadas. Existe uma instabilidade em toda comunidade e, principalmente, no ambiente escolar para todos os professores, diretores e nossas crianças. Precisamos de um posicionamento do Governo sobre essa situação. Um número alto de escolas estão vulneráveis e estamos tomando nosso posicionamento em relação a isso", comentou o presidente do Sindicato, Ronildo Oliveira.

Grupo seguiu em protesto até a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, onde foi recebido por três representantes do órgão.
Foto: Mariana Fabrício/DP. (Grupo seguiu em protesto até a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, onde foi recebido por três representantes do órgão.
Foto: Mariana Fabrício/DP.)
Grupo seguiu em protesto até a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, onde foi recebido por três representantes do órgão. Foto: Mariana Fabrício/DP.

De acordo com os dados da Secretaria de Educação do município e os registros feitos pelas diretorias escolares, ocorreram mais de sete assaltos e 13 invasões desde janeiro. Alguns casos mais graves, como o da Escola Municipal Catherine Labouré, por exemplo, somam mais de 10 roubos contando aqueles feitos no final de 2016. Os principais alvos são objetos de segurança, que na maioria das vezes aparecem danificados, assim como os aparelhos eletrônicos, como ar-condicionado, ventiladores e até mesmo celulares dos professores que são levados. Já a Escola Municipal Vânia Laranjeiras sofreu três arrombamentos nesta semana e cinco salas estão sem funcionar por causa dos danos provocados pelos invasores. Os crimes acontecem de madrugada e durante os finais de semana.

A professora Ivanise de Araújo, 48 anos, ensina português há 25 anos na Escola Antônio Januário e nunca presenciou nada parecido. "É um cenário assustador. Saímos de manhã para trabalhar e não sabemos como vamos encontrar nossas salas de aula. Ao sair é mais insegurança porque estão roubando a mão armada na frente dos nossos alunos. Algo precisa ser feito de imediato", diz. Outras escolas afetadas foram São Sebastião, onde ocorreram cinco invasões, Dom Pedro de Alcântara, de onde foi levada uma bomba d'água, a Costa e Silva, alvo de quatro assaltos, Natividade Saldanha, onde ocorreram roubos, Otávio Miranda, depredada, Nossa Senhora do Carmo, Roberto Inácio, Escola José Rodovalho e Antônio Januário, também invadidas e alvo de vandalismo.

A professora Ivanise de Araújo teve o aumento de investidas criminosas nas escolas municipais de Jaboatão dos Guararapes.
Foto: Mariana Fabrício/DP. (A professora Ivanise de Araújo teve o aumento de investidas criminosas nas escolas municipais de Jaboatão dos Guararapes.
Foto: Mariana Fabrício/DP.)
A professora Ivanise de Araújo teve o aumento de investidas criminosas nas escolas municipais de Jaboatão dos Guararapes. Foto: Mariana Fabrício/DP.

Para a dona de casa Cristina de Santana, 32 anos, mesmo indo levar e buscar a filha Júlia de 14 anos, o medo é constante. "Essas escolas estão em bairros mais perigosos e a vizinhança muitas vezes tem medo de denunciar porque existe boca de fumo por perto. A gente liga, mas a Polícia demora a chegar ou nem aparece. Falta mais ronda e patrulha por perto para diminuir esse pavor que nós estamos vivendo", conta.

Segundo a Secretária de Educação, Ivaneide Farias, nesta sexta-feira haverá uma reunião com os gestores das 16 escolas afetadas, quando será feito um levantamento do prejuízo causado pelos roubos. "Estamos mobilizados para acompanhar de perto essa situação para ver o que pode ser feito dentro das nossas possibilidades. Ainda não contabilizamos todo material que foi roubado ou danificado e precisamos desse número para repor e melhorar a estrutura dessas escolas", diz.

Já o Secretário de Segurança, Éden Vespasiano, afirmou que vai aumentar o número de rondas nas escolas e que serão instaladas novas câmeras de segurança. "Estamos fazendo um estudo e já nos reunimos com o 6° Batalhão da Polícia Militar para investigar quem são essas pessoas que estão destruíndo o patrimônio e vamos melhorar as condições de acesso a essas instituições. Outra proposta é a criação de um Centro Integrado de Operações de Jaboatão para facilitar as investigações", aponta.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL