Local Diario Urbano: moradores de Aldeia querem é que o poder público faça a sua parte Eles estão certos. Só não tem como saber em que lugar da fila estão

Por: Tânia Passos - Diário de Pernambuco

Publicado em: 26/07/2016 07:40 Atualizado em:

Quando o bairro de Aldeia, em Camaragibe, foi “descoberto” pelos recifenses se tornou uma espécia de refúgio e sinônimo de moradia verde e saudável. A proximidade entre os dois municípios permite vencer as distâncias e Aldeia passou a ser quase um bairro satélite do Recife. Mas depende, no entanto, de investimentos do município ao qual pertence ou, se for o caso, do estado. E como os moradores do bairro nobre têm poder de voz eles fazem barulho e exigem que o estado assuma uma das questões essenciais para manter a tranquilidade da aldeia deles: segurança. Nos sete tópicos da carta de Aldeia, eles pedem para aumentar o policiamento na área, dotar o local com viaturas adequadas para o território, instalar uma delegacia e fazer a melhoria na edificação que abriga a guarda municipal. Também pedem para o estado analisar as dificuldades para ampliar o programa De Olho na Rua e, de quebra, implantar um sistema de monitoramente de câmeras e trocar 100 lâmpadas queimadas aos longo da estrada que corta o bairro. O que os moradores de Aldeia querem é que o poder público faça a parte que lhe cabe. E estão certos. Só não tem como saber em que lugar da fila eles estão.

 

Malabares
Para quem curte a magia do circo, o Sítio Trindade, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, oferece a partir do mês de agosto uma Oficina de Malabares. Podem participar pessoas a partir dos 16 anos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Estrada do Arraial, 3.259, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Estudos
O Sesi/PE encerra na próxima sexta-feira, as matrículas para 600 vagas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o antigo supletivo, uma metodologia que permite à pessoa concluir os estudos na metade do tempo, sem abrir mão da qualidade do ensino. Há vagas para Recife, Moreno, Caruaru e Petrolina. Informações no site www.pe.sesi.org.br ou pelo telefone (81) 3412.8555.

Novo endereço
A Secretaria Executiva de Direitos Humanos passou a funcionar, a partir deste mês, no mesmo prédio da Controladoria Geral do Estado, que fica na Rua Santo Elias, 535. Espinheiro. Entre os programas atendidos está o Centro de Apoio às Vítimas de Violência(CEAV) e o de Combate à Homofobia.

Segunda via
O Balcão de Direitos, com serviços gratuitos de 2ª vias de Certidões da Nascimento, Casamento, Óbito, Registro Tardio, e 2ª via de Carteira de Identidade, foi transferido para a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, na Praça do Arsenal S/N, Bairro do Recife.

Simpósio
Recife vai sediar, de 31 de agosto a 2 de setembro, o 2º Simpósio Brasileiro de Assistência Social, no Golden Tulip, em Boa Viagem. O evento pretende discutir as dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais na execução da Política Nacional de Assistência Social e suas estratégias de superação.

Estagiários
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) abriu ontem inscrições para seleção de estagiários para a Vigilância Epidemiológica em Âmbito Hospitalar. As vagas são para estudantes do curso superior de enfermagem, de universidades públicas (UFPE/UPE) e particulares, que estejam cursando ou concluíram o 7º período e já pagaram a disciplina de Epidemiologia. O edital está no saude.pe.gov.br.

 

Pichada
A estátua do padre Henrique na Praca do Parnamirim, que foi inaugurada recentemente já recebeu a visita de pichadores que danificaram a placa que faz homenagem ao padre. O sacerdote foi um dos defensores da juventude estudantil. 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL