Guabiraba Alunos colhem o milho do São João Com o Programa Jardinagem na Escola, os estudantes da Escola Municipal Bola na Rede, em Guabiraba, colheram 600 espigas para as festas juninas

Por: Carolina Sá Leitão - Diario de Pernambuco

Publicado em: 23/06/2016 07:22 Atualizado em:

O São João dos funcionários, familiares e alunos da Escola Municipal Bola na Rede, no bairro da Guabiraba, no Recife, foi mais farto este ano. Em abril, os 250 estudantes participaram do Programa Jardinagem na Escola e, plantaram sementes de milho. O resultado veio na semana passada com a produção de cem pés de milho e 600 espigas. O sufiente para alimentar a comunidade escolar e ainda a vizinhança. Ontem, eles comemoraram a colheita com a apresentação da peça teatral Comadre Fulosinha, personagem folclórico ligada à proteção das florestas. A festa contou ainda com uma fogueira e banda de forró para animar os alunos da escola.

O Programa Jardinagem na Escola tem como objetivo promover entre os estudantes conhecimentos multidisciplinares sobre o uso da terra, das plantas e cuidados com alimentos e animais. A experiência já vem sendo desenvolvido há um ano na unidade escolar. De acordo com a diretora da instituição, Conceição Vicente, desde a implantação do programa, o comportamento e a mentalidade dos alunos mudou. “Eles se tornaram mais conscientes em relação ao meio ambiente”, explicou. Além da mudança na forma em que os alunos enxergam o mundo, o projeto ajudou a mudar a relação das famílias com a escola.

A partir do projeto, os alunos passaram a ter, além das aulas regulares, visitas de técnicos agrônomos e nutricionistas para explicar o uso e a forma de lidar com as plantas. Somando a essas iniciativas, a Escola Bola na Rede também fez parceria com a médica Cristina Serra, que atende no Posto de Saúde da Família Gilberto Freyre. “As plantas fitoterápicas plantadas pelos estudantes estão sendo usadas nos pacientes atendidos no posto”, explicou a diretora.

Para utilizar as plantas, agentes de saúde realizam uma visita à escola e recolhem as ervas que serão doadas aos pacientes. O intuito da parceria é reduzir o consumo de medicamentos, aplicando métodos naturais. A escola já sediava o Hiperdia, programa da Prefeitura do Recife (PCR) que busca a melhoria da qualidade de vida de pacientes hipertensos e diabéticos. Os próprios alunos aprenderam a fazer lambedores, chás medicinais e a utilidade das ervas medicinais plantadas na horta da escola.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL