Árvore Pau-brasil antigo será recuperado Degradada, a árvore tem seu dia comemorado hoje e está ameaçada de extinção

Por: Thamires Oliveira

Publicado em: 03/05/2016 07:10 Atualizado em:

Um pau-brasil plantado pelo ex-presidente Getulio Vargas em 1933 será recuperado por engenheiros florestais no Parque Dois Irmãos. Degradada, a árvore é um dos símbolos da campanha de preservação voltada a lembrar a importância da espécie, que tem seu dia comemorado hoje e está ameaçada de extinção, de acordo com o Ibama.

Quem visitar o parque, que abre das 9h às 16h, poderá assistir a palestras sobre sustentabilidade e ganhar uma muda de pau-brasil. O espaço tem nove plantas adultas e 500 mudas em desenvolvimento na sementeira.

Com oito metros de altura, o pau-brasil plantado pelo ex-presidente tem uma lesão  que se expandiu pelos galhos. Para garantir mais anos de vida, especialistas do parque e da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) iniciam hoje a recuperação.
A técnica usada será a eliminação de tecidos e partes necrosadas, com o uso de fungicidas, além do escoramento e isolamento da área onde o pau-brasil está plantado, que se tornará um pequeno jardim. “Mesmo nas áreas de Mata Atlântica do Recife, é raro encontrar árvores dessa espécie. É importante e necessário preservá-la e reflorestar nossas matas”, comentou o engenheiro florestal da CPRH Thiago Costa Lima.


A espécie, que era abundante na Mata Atlântica no período pré-colonial, quase foi extinta após a chegada dos europeus, que a exploraram para extrair a resina vermelha produzida pelo tronco da planta. Considerado símbolo nacional desde 1978, o pau-brasil ainda é alvo de comércio ilegal. “As fibras são grandes e retas, além de flexíveis, e por isso são usadas para a produção de arcos de violinos e violoncelos. Precisamos lutar contra essa prática”, afirmou a presidente da Fundação do Pau Brasil, Ana Cristina Roldão.



TAGS: brasil pau
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL