Seleção Inscrições para segunda edição do Gerando Conhecimento O concurso terá três categorias, uma a mais que na primeira edição, realizada em 2014

Publicado em: 28/05/2016 14:01 Atualizado em:

Para incentivar ideias inovadoras e atrair mais turistas, a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife lançou ontem a 2ª edição do Prêmio Gerando Conhecimento. O concurso vai distribuir prêmios em dinheiro para textos acadêmicos produzidos em toda a Região Metropolitana, por alunos e egressos dos cursos de turismo, hotelaria, gastronomia e eventos, a partir de 2013. Com três categorias, os prêmios serão de R$ 5 mil para o primeiro colocado e R$ 3 mil para o segundo.

De acordo com o secretário Camilo Simões, no Recife, o turismo cresce 6% e fomentá-lo é uma das alternativas para o Brasil sair da crise. Participaram do lançamento representantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Faculdade Santa Helena, Faculdade Senac Pernambuco, Faculdade Boa Viagem e Uninassau. As inscrições vão até o dia 5 de agosto no site Turismo no Recife (www.turismonorecife.com.br).

O concurso terá três categorias, uma a mais que na primeira edição, realizada em 2014. Trabalho de conclusão de curso (TCC), artigo científico e projetos de intervenção. A primeira categoria será voltada para alunos concluintes de ensino superior e aprovados entre julho de 2013 e julho de 2016. Em seguida, artigo científico, que contempla trabalhos publicados em revistas ou anais de eventos acadêmicos; e projetos de intervenção, em que se encaixam alunos que tenham elaborado projetos para o desenvolvimento do turismo e do lazer no Recife.

A professora do curso de gastronomia do Senac, Roneide Gonzaga, 27, também participou do lançamento e comemorou a iniciativa do poder municipal. Ela é uma das vencedoras da primeira edição do prêmio, realizada em 2014, na categoria artigo científico. Roneide fez com mais duas amigas um artigo sobre a pizza da padaria da Imperatriz, na Boa Vista, no Recife. "A gente quis abordar esse tradicionalismo e memória que envolve a pizza lá. É uma padaria muito focada para a venda de lanche no comércio e os balcões são tradicinais", contou.

Para o secretário, Camilo Simões, o prêmio é mais um canal de troca com a população. "A gente quer conhecer a cultura, gastronomia e transformar isso em produto turístico", disse.


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