Agenda Comitiva da OMS visita IMIP, sala de enfrentamento ao Zika e Centro Aggeu Magalhães Objetivo dos técnicos é acompanhar o atendimento aos casos de microcefalia e as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 03/05/2016 07:56 Atualizado em: 03/05/2016 08:16

Em fevereiro, diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, visitou o IMIP. Foto: Alice Souza/ DP
Em fevereiro, diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, visitou o IMIP. Foto: Alice Souza/ DP
Uma delegação da Organização Mundial da Saúde (OMS) visita Pernambuco nestas terça e quarta-feira. O objetivo dos técnicos é acompanhar o atendimento aos casos de microcefalia e as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti no estado que primeiro identificou casos da malformação relacionada ao vírus zika.

 

Esta manhã, o gerente da Área de Vigilância, Controle e Prevenção de Doenças da Organização Pan-America da Saúde (OPAS/OMS), Marcos Espinal; e o coordenador da Unidade Técnica de Doenças Transmissíveis e Analise da Situação de Saúde da Opas Brasil, Enrique Vazquez e o assessor Internacional do Ministério da Saúde, Eduardo Fujikawa estarão no Imip, centro de referência para atendimento materno-infantil e às crianças com microcefalia.

Em seguida, às 10h, o grupo irá à sala de situação para enfrentamento ao Zika da secretaria de Saúde do Recife, localizada no prédio da Prefeitura, no Cais do Apolo, no Bairro do Recife. No local é realizado acompanhamento da situação das arboviroses na cidade, com base de dados e mapeamento da distribuição de casos das doenças - zika, dengue e chikungunya. O secretário de Saúde, Jailson Correia, fará uma apresentação sobre as arboviroses, com  dados epidemiológicos e balanço das ações realizadas na cidade do Recife, para o controle do mosquito Aedes aegypti. O secretário estadual de Saúde, Iran Costa, irá participar das agendas.

À tarde, a partir das 14h, a comitiva estará no Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAm/Fiocruz-PE), que coordena um grupo intersetorial pesquisando as relações entre o zika vírus e a ocorrência da microcefalia.

A agenda prossegue na quarta pela manhã, com atividades de acompanhamento de ação de campo para controle vetorial no bairro da Iputinga, zona Oeste do Recife. Tambpem será feita uma visita ao Hospital Barão de Lucena, referência no atendimento às crianças com microcefalia.

Em fevereiro, a Organização Mundial da Saúde declarou situação de emergência em saúde pública de importância internacional em razão do aumento de casos de infecção pelo vírus zika e de uma possível relação da doença com quadros registrados de microcefalia e síndromes neurológica. No mesmo mês, a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, visitou Pernambuco.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL