Diario Urbano Ladrões roubam computadores e bebedouros de posto de saúde no Pina

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 13/04/2016 07:49 Atualizado em:

Famílias do Pina se perguntam desde o fim de semana o que leva ladrões a prejudicarem toda uma comunidade, assaltando um posto de saúde. A resposta é óbvia: dinheiro. Os ladrões furtaram quatro computadores, dois bebedouros e objetos menores da Unidade de Saúde da Família (USF) Professor João Rodrigues, na Rua Barreiros. Ao levar os objetos em uma carroça, no meio da noite do sábado para o domingo, os três homens e as duas mulheres envolvidos no crime sumiram com parte da memória dos moradores. E boa parte do trabalho de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes de saúde. O que foi roubado transcende a letras. São diagnósticos fechados. Anotações que norteavam o acompanhamento da evolução de tratamentos. Por isso, muitas das famílias continuam inconformadas com a mera justificativa de que se roubou por dinheiro.  Incômodo também é saber que, além do posto ainda não estar funcionando por falta de estrutura mínima, entre os autores do crime há conhecedores da rotina e das necessidades dos mais pobres do bairro.Autores que, sob ameaça de retaliarem com violência, silenciam a população. Aproveitam cada minuto da falha na vigilância da unidade de saúde. Melhor dizendo, falta de vigilantes à noite.  

Contrate-se
Os moradores do Pina estão certos. Não basta a prefeitura repor os equipamentos furtados. É preciso contratar segurança noturna, que estaria suspensa na USF desde o final do mês passado. Precisamente: desde a Semana Santa.

Teste de fogo
A descida da BR-101 para a Avenida Dois Rios, no Ibura, é um teste de fogo para a calibragem e o alinhamento dos carros. De tantos buracos no asfalto, tábua de pirulito seria um bom nome para a ladeira.

Caixa na rua
Na falta de cones, comerciantes da Rua Doutor José Mariano, nos Coelhos, apelaram para a criatividade para alertar motoristas da existência de um bueiro sem tampa. Colocaram uma estaca e sobre ela uma caixa de papelão.

Trote no Samu
Impressiona a quantidade de trotes recebida pela Central 192 do Samu. Eles representam cerca de 38% do total das ligações. Por dia, a central contabiliza uma média de mil telefonemas de todo o estado, sendo 470 do Recife.

Novos conselheiros
Alunos, professores e técnicos administrativos dos 16 campi do IFPE elegem hoje os mais de 30 representantes do Conselho Superior, instância máxima da instituição. Ele define políticas e atua de forma consultiva e deliberativa.

Piscina…
O canteiro central  entre as pistas da BR-101, entre os acessos da Estrada daBatalha e da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, recebeu o apelido de Piscinão de Prazeres. A água das chuvas vai de um canto a outro.
…Mergulho
Trancado ontem por um caminhão, um motoqueiro ficou sem alternativa no trecho.Jogou a moto para dentro do piscinão temendo ser atropelado. Molhou-se por completo e  arranhou a moto, mas salvou a vida.

Nada de limpeza…
Os lambe-lambes podem até divulgar eventos, mas as pessoas responsáveis por fixá-los nas ruas dificilmente cumprem o papel de cuidar da limpeza. É o que exibe esta imagem da Avenida Pan Nordestina, em Olinda.

…Cabe multa
Nem sempre se consegue identificar quem colocou os lambe-lambes, mas caberia advertência e multa para os beneficiários da divulgação. Quase sempre artistas e casas de espetáculos, cujos telefones constam nos cartazes.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL