Ampliação Jardim Botânico do Recife inaugura Casa de Vegetação e lojinha Botânica Considerado um dos cinco melhores do Brasil, espaço teve a área verde triplicada

Publicado em: 31/03/2016 09:21 Atualizado em: 31/03/2016 12:01

Convênio com a Fundação CDL Recife vai incorporar uma área de 26,4 hectares ao parque. Foto: Andréa Rego Barros/PCR/Divulgação
Convênio com a Fundação CDL Recife vai incorporar uma área de 26,4 hectares ao parque. Foto: Andréa Rego Barros/PCR/Divulgação
O Jardim Botânico do Recife inaugura nesta quinta-feira a Casa de Vegetação D. Bento Pickel e a lojinha Botânica. Com 156 metros quadrados, a Casa de Vegetação é destinada à propagação, experimentação e cultivo de plantas, disponibilizando água e luminosidade de forma controlada. O espaço tem capacidade para produzir anualmente 4.800 plântulas (embrião vegetal). Da casa de vegetação, as plântulas são encaminhadas para o viveiro florestal, onde são feitas as mudas. As espécies a serem produzidas são preferencialmente de árvores nativas da mata atlântica, com o objetivo de suprir a demanda interna de reflorestamento, bem como das unidades protegidas da cidade do Recife.
Considerado um dos cinco melhores do Brasil, o Jardim Botânico do Recife recebeu outros novos equipamentos na quinta-feira passada. Na ocasião, o prefeito Geraldo Júlio inaugurou o centro de convivência, biblioteca, painéis de energia solar e as obras de ampliação do prédio administrativo e da sede da Brigada Ambiental. Com as intervenções, a área verde triplicou, proporcionando mais conforto aos visitantes.

Na ocasião, o prefeito assina convênio com a Fundação CDL Recife para que uma área de 26,4 hectares, localizada ao lado do Jardim Botânico, seja incorporada ao parque. Entre as novas estruturas, que representam um investimento total de R$ 344 mil, o destaque vai para o Centro de Convivência, um espaço de 220 metros quadrados, localizado ao lado do Jardim das Palmeiras e todo erguido em madeira certificada. Próximo ao local, serão instalados os painéis para captação de energia solar.

Ranking nacional - Em julho do ano passado, quando o Jardim Botânico do Recife comemorou 36 anos, foi eleito pelo Ministério do Meio Ambiente um dos cinco melhores do Brasil. A medida reconheceu a importância do acervo e do trabalho desenvolvido no local visando à preservação da flora brasileira. Para conseguir o feito, o equipamento precisou atender às 16 exigências da resolução 339 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Entre os requisitos, atenção à produção de mudas nativas, infraestrutura de atendimento ao visitante e corpo técnico qualificado.

Para a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa, a mudança de categoria do jardim foi fruto de uma séria de investimentos e de trabalhos realizados desde 2013. "Primeiro, fizemos uma grande reforma física no equipamento que deu vida nova a ele. Depois, passamos a incentivar e estruturar melhor as atividades de pesquisa e produção de conhecimento". Com a nova classificação, o Recife fica atrás apenas dos jardins botânicos do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Porto Alegre. É, portanto, o único representante do Norte-Nordeste na lista.

 

 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL