Diario de Pernambuco
Busca
Polícia PM recaptura 16 foragidos, 11 deles da fuga em massa da Barreto Campelo Catorze foram detidos em Itamaracá. Outros dois foram presos no bairro de Rio Doce, em Olinda

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 23/01/2016 10:56 Atualizado em: 23/01/2016 14:41

Os 14 foragidos estavam escondidos em uma casa na Rua Egimar Porfírio de Menezes, no bairro do Pilar, em Itamaracá. TV Clube/Reprodução
Os 14 foragidos estavam escondidos em uma casa na Rua Egimar Porfírio de Menezes, no bairro do Pilar, em Itamaracá. TV Clube/Reprodução

Duas operações da Polícia Militar prenderam 16 fugitivos de presídios de Pernambuco neste sábado. A maior operação ocorreu na ilha de Itamaracá onde 14 fugitivos de penitenciárias de Pernambuco foram detidos. Onze deles haviam fugido da Barreto Campelo na última quarta-feira, durante a fuga em massa de 53 homens. Dos outros três detidos em Itamaracá, um era um detento em liberdade condicional (de uma unidade prisional não divulgada) e dois haviam fugido da penitenciária de Canhotinho, no Agreste do estado.

A outra operação resultou na prisão de dois homens no bairro de Rio Doce, em Olinda. Os fugitivos, porém, não fazem parte do grupo de 53 homens que fugiram na quarta-feira passada. De acordo com a polícia, eles teriam escapado da penitenciária em outubro do ano passado.

Prisões em Itamaracá
Os 14 foragidos detidos em Itamaracá estavam escondidos em uma casa na Rua Egimar Porfírio de Menezes, no bairro do Pilar. Os vizinhos disseram que não ouviram nenhuma movimentação e acreditavam que a casa, que é usada para aluguel no verão, estava vazia . A PM chegou até o local depois de denúncias anônimas. De acordo com o capitão da PM Haner de Oliveira, os fugitivos pretendiam deixar a ilha na manhã deste sábado. “Eles não disseram como iam sair de Itamaracá, mas com certeza era com a ajuda de alguém de fora da casa”, comentou.

Com o grupo a polícia encontrou R$ 1.445, três pistolas, três revólveres, dois facões, duas facas, 113 munições calibres 40, 38, 380 e 9 e sete celulares, além de uma quantidade em dinheiro da moeda do Paraguai. Os detentos e o material apreendido foram encaminhados à Central de Plantões, no bairro de Campo Grande, na Zona Norte do Recife. Os detentos serão encaminhados para o Centro de Tiragem, o Cotel, em Abreu e Lima.

Relembre o caso
Na noite da última quarta-feira, 53 presos da Barreto Campelo conseguiram escapar. O "resgate" dos detentos foi possível após um grupo de suspeitos - ainda não identificados - iniciar um tiroteio contra os guardas da penitenciária. Enquanto havia a troca de tiros, outros comparsas abriram um buraco abaixo de uma guarita desativada com o uso de marretas por onde os reeducandos escaparam.

Diretor é exonerado
Foto: Reprodução/Diario Oficial
Foto: Reprodução/Diario Oficial

Um dia depois da fuga dos 53 presos foi exonerado o gerente da instituição. O ato de dispensa de João Fernandes Cavalcanti de Barros foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 21, quinta-feira. No mesmo dia em que dispensou João Fernandes, o Governo do Estado também decidiu substituir o gerente do presídio de Igarassu, também na RMR.

Barreto Campelo será reformada
Após a fuga em massa, o governo do estado se comprometeu a iniciar as obras de reconstrução dos muros externos da unidade já na próxima semana. Entre as ações previstas, consta o envelopamento do muro externo com uma estrutura de concreto armado. Além disso, ainda se pretende realizar as reformas internas e a construção de 15 postes de iluminação na penitenciária. De acordo com o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, o investimento será de pouco mais de R$ 2 milhões.  Já as obras do Complexo de Itaquitinga, na Zona da Mata, serão retomadas ainda no primeiro semestre, possivelmente nos meses de abril e maio.

Pedro Eurico também adiantou que as visitas aos detentos que permaneceram na unidade estão mantidas. “Dos 2.024 presos que são da unidade, 53 fugiram. Não há motivo para suspender as visitas aos que ficaram, mas a segurança será reforçada dentro e fora da unidade”, explica, para tranquilizar a população de Itamaracá, Igarassu, Itapissuma e demais localidades próximas à penitenciária.

Entre os meses de fevereiro e março, o secretário garantiu a inauguração da unidade prisional de Tacaimbó, no Agreste, com 700 vagas. Ainda segundo Pedro Eurico, as obras do complexo prisional de Araçoiaba, no Litoral Norte de Pernambuco, serão finalizadas também em 2016.

Segundo o governador Paulo Câmara, a fuga dos detentos da Barreto Campelo carece de explicações. "Já autorizamos no caso da Barreto Campelo, que teve essa fuga, primeiro a investigação, pois está carecendo de explicações. Precisamos apurar tudo, se houver falha no nosso sistema, se foi com ajuda externa. Vamos reforçar a segurança, fazer as instalações, com mais iluminação, com mais reforço na parte estrutural e mais policiamento. É uma situação inadmissível e tem que ter reconhecimento de que precisamos melhorar e vermos todas as providências necessárias para apurar isso de maneira efetiva e punir quem precisa ser punido e fazer o que precisa ser feito", disse.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL