Visitas Evento celebra relíquias de papas católicos no Brasil

Publicado em: 08/11/2015 21:30 Atualizado em: 08/11/2015 21:49

Max Felipe

Especial para o Diario

 

 (Diego Machado/Cortesia)
O pároco Valdemir José, da Paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres, no centro de Paulista, celebrou no fim da tarde deste domingo (08) uma missa solene em homenagem às relíquias dos papas João Paulo II e João XXIII, que estão visitando a cidade. Ao fim da missa, vários jovens vestidos de terno preto seguirão com os fiéis, em ritmo de procissão, até o bairro de Arthur Lundgren e entregaram as relíquias à Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, às 19h30.

Em 2014, o Vaticano doou as duas relíquias à Arquidiocese de Olinda e Recife e, atualmente, elas estão peregrinando nas paróquias da Região Metropolitana do Recife (RMR). "A chegada das relíquias foi um momento de ação de graças para a nossa paróquia, onde refletimos sobre a nossa caminhada, obediências dos pastores que estiveram à nossa frente", disse o pároco.

João XXIII aquele que abriu a igreja para uma realidade de mundo atualizado, num contexto missionário. João Paulo II que incentivou a missão de divulgar a fé e promover a paz. Assim foi um momento de muita alegria e renovação para a vida paroquial a fim de engajar as pessoas na proposta do evangelho, tornando a igreja em estado permanente de missão, como diz o arcebispo dom Fernando Saburido, explicou o pároco Valdemir.

O padre também falou da peregrinação dos fiéis durante a visita, desde o dia 3 de novembro até hoje. "Ficou na igreja matriz (Santa Isabel), que ficou até a quarta-feira (4), depois visitou as capelas das comunidades da paróquia", disse.

Legados
Dentre os grandes feitos pelos dois santos padres, destaca-se o Concílio Vaticano II, convocado por João XXIII (o papa Bom), que abriu os caminhos para uma Igreja mais globalizada, visto que esta grande assembleia ecumênica teve como orientação fundamental a procura de um papel mais participativo para a fé católica na sociedade, com atenção para os problemas sociais, políticos e econômicos.

João Paulo II seguiu esse caminho de abertura da Igreja, sendo aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX. Teve um papel fundamental para o fim do comunismo no norte da Europa, bem como na melhora das relações da Igreja Católica com outras religiões. O criador da Jornada Mundial da Juventude também é reconhecido pelo zelo que tinha com a evangelização dos jovens.

Biografias
João Paulo II - Karol Józef Wojty nasceu em 18 de maio de 1920 em Wadowice na Polônia. Foi eleito Papa em outubro de 1978 e morreu no dia 2 de abril de 2005. Teve um dos pontificados mais longos da Igreja, 27 anos. Sua beatificação aconteceu em 1º de maio de 2011 numa cerimônia que reuniumais de 1 milhão de pessoas e foi presidida pelo Papa Bento XVI, em Roma.

João XXIII - Angelo Giuseppe Roncalli nasceu em 25 de novembro de 1881 em Sotto il Monte, diocese e província de Bérgamo, Itália. Foi eleito Papa em outubro de 1958 e morreu dia 3 de junho de 1963. Foi Beatificado por João Paulo II em 3 de setembro de 2000.

Embora seu pontificado tenha durado menos de cinco anos, escreveu as Encíclicas Pacem in terris, sobre a paz, e Mater et magistra, sobre a questão social à luz da doutrina cristã. Além disso, convocou o Sínodo romano e instituiu uma Comissão para a revisão do Código de Direito Canônico.



TAGS:
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL