Até sexta Tripulação da esquadra japonesa realiza serviços voluntários no Recife

Por: Thais Arruda - Diario de Pernambuco

Publicado em: 29/07/2015 11:16 Atualizado em: 30/07/2015 09:54

A tripulação da esquadra de Treinamento do Japão, que desembarcou no Porto do Recife nesta terça-feira, realiza uma série de serviços voluntários durante sua permanência no Recife, que será encerrada na próxima sexta-feira. Esta manhã eles pintam o monumento símbolo do Centenário da Imigração Japonesa na Praça Paulo Guerra. Amanhã à tarde farão uma coleta de lixo na Estação do Metrô, na Estação Recife.


Composta pelos navios de treinamento Kashima, Shimayuki e pelo navio de escolta Yamagiri, a esquadra comporta 710 militares, aspirantes e recém-formados da marinha japonesa. A última vinda dos japoneses ao Brasil aconteceu em 2008. Simultânea à comemoração dos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil - Japão, a visita de 10 dias pelo país deve seguir de Recife para o Rio de Janeiro e Santos, em São Paulo. O objetivo da visita é formar os futuros oficiais através de adestramentos no mar, além de promover a amizade entre os países envolvidos. Durante a cerimônia inicial de Honra à Terra Brasileira, os japoneses trocaram 21 tiros de canhão com marinheiros recifenses e surpreenderam tocando o hino de frevo Vassourinhas.

Ao todo 12 países receberão a visita da esquadra durante 160 dias de navegação. Os japoneses já desembarcaram nos Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Colômbia e República Dominicana. O comandante e contra-almirante da esquadra, Yasuki Nakahata, contou que apesar de não saber a distância da capital para Olinda, gostaria de conhecer a cidade. “Quando estava me aproximando para a ancoragem no porto pensei ‘essa terra está me chamando’. Ao chegar fui bem recebido pela chuva. Quero visitar Olinda, uma coisa que eu faço questão em todos os países é de ter contato com as pessoas e com a culinária local”, comentou Nakahata. O comandante ainda lembrou a importância histórica da esquadra para o povo japonês e o início da imigração japonesa no Brasil. "Tenho conhecimento das histórias difíceis dos primeiros imigrantes japoneses, por isso há o respeito pelo Brasil. Esta é a 59ª viagem de treinamento que a esquadra participa, o que também faz parte da história”, contou. A esquadra ficará no Brasil até o dia 8 de agosto.

“A vinda da esquadra acontece junto à comemoração dos 120 anos de amizade, então é uma honra recebê-los em meio às apresentações que acontecerão no Recife. Queremos fortalecer os laços entre a marinha dos dois países, e com certeza haverá uma troca de culturas mesmo com a curta estadia dos japoneses aqui”, afirmou Carlos Alberto Meirelles, Capitão-de-Mar-e-Guerra e diretor do Hospital Naval do Recife. Entre os locais visitados está a Praça do Arsenal, onde haverá a Cerimônia de Aposição Floral ao Busto do Almirante Tamandaré / Cerimônia de Comemoração dos 120 anos do Tratado de Amizade, às 11h desta quarta-feira. A cônsul do Japão, Hitomi Sekiguchi, comentou as comemorações. “Essa integração não acontecia há sete anos, então devido aos 120 anos a marinha volta ao Brasil. Entre as atividades estão a visitação de crianças carentes ao Kashima e um mutirão de limpeza na Estação do Metrô”, explicou Sekiguchi. As crianças que participarão da visita ao navio são da Creche Lar Esperança e do Espaço Criança.

Confira a programação completa:

Dia 29 de julho - quarta-feira

De 8h30 às 12h - Pintura do monumento - símbolo do Centenário da Imigração Japonesa
Local: Praça Paulo Guerra - Início do Viaduto Capitão Temudo

De 11h às 11h30 - Cerimônia de Aposição Floral ao Busto do Almirante Ramandaré /Cerimônia de Comemoração aos 120 anos do Tratado de Amizade. (evento aberto ao público).
Local: Praça do Arsenal

De 16h às 17h30 - Apresentação das bandas da Marinha do Brasil e da Marinha do Japão.  Participação especial da Orquestra e Grupo de Dança de Frevo do “Paço do Frevo” e de um grupo de Tambores Japoneses (evento aberto ao público).
Local: Praça do Marco Zero

De 18h às 20h - Amistoso de Judô
Local: Academia Nagai - Boa Viagem
 
Dia 30 de julho – quinta-feira 
   
De 12h30 às 14h - Visita da Creche Lar Esperança e do Espaço Criança ao navio Kashima
Local: Cais 02 - Porto do Recife

16h - Atividade voluntária de coleta de lixo na Estação do Metrô
Local: Estação Recife

Dia 31 de julho - sexta-feira

De 9h às 9h30 - Desatracação
Local: Cais 02 - Porto do Recife

10h: Exercício conjunto entre as armadas do Brasil e do Japão
Local: mar

 

 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL