Religião Sítio Histórico de Igarassu abrigará casa de formação da Arquidiocese de Olinda e Recife

Publicado em: 09/07/2015 16:08 Atualizado em:

O Sítio Histórico de Igarassu – um dos mais antigos do Brasil – abrigará a nova casa de formação da Arquidiocese de Olinda e Recife. Erguido no fim do século 16, o Convento de Santo Antônio será o novo endereço dos jovens que estão se preparando para ingressar no curso de filosofia a fim de se tornarem sacerdotes. Nesta quinta-feira, o arcebispo dom Fernando Saburido, preside a missa de instalação do Seminário Propedêutico, na capela do local, a partir das 16h.

Terceiro convento construído no País por frades franciscanos, o espaço de arquitetura barroca, que já foi até quartel-general das tropas revolucionárias durante a Revolução Praieira, em 1848, receberá inicialmente dez rapazes. A mudança se deve à transferência de 60 seminaristas, que tiveram que sair do Seminário de Olinda, interditado em maio, para ocupar o Centro Arquidiocesano de Pastoral Dom Vital, na Várzea, onde até então funcionava o Propedêutico.

De acordo com o vice-reitor do Seminário Propedêutico da arquidiocese, padre Paulo Sérgio Monteiro, no local os seminaristas terão aulas como de liturgia, documentos e História da Igreja, além de acompanhamento psicológico. “O convento está em ótimas condições, precisando apenas de poucas adequações que devem ser feitas no decorrer do tempo. É um lugar belíssimo e rico em história que deve ajudar ainda mais na formação dos meninos”, afirma o sacerdote.

Por serem estudantes secundaristas em preparação para o ingresso na universidade, a coordenação do seminário está estudando a possibilidade de matricular os jovens em um curso preparatório para o vestibular, em Igarassu. “Atualmente, eles estudam no Centro do Recife. Devido à distância e dificuldade de locomoção estamos vendo se a partir de agosto eles estudam perto do novo seminário”, explica.

Patrimônio

O conjunto arquitetônico e paisagístico de Igarassu foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Iphan), em 1972. Este sítio é de uma conformação urbana com traçado irregular e espontâneo, que resultou em um traçado singelo, harmonioso, e de topografia ondulada, cuja paisagem foi destacada no entorno.

O tombamento abrange cerca de 250 edificações e considerou a autenticidade, preservação e características próprias do seu núcleo urbano originário dos séculos 17 e 18. Dentre os bens tombados, destacam-se as igrejas datadas do século 16 decorrentes das primeiras ocupações portuguesas no litoral pernambucano, incluindo o Convento de Santo Antônio.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL