Coletiva Galo anuncia oficialmente: Chico Science é o homenageado do desfile do carnaval 2016

Por: Wagner Oliveira - Diario de Pernambuco

Publicado em: 21/07/2015 11:52 Atualizado em: 21/07/2015 21:11

Foto: Wagner Oliveira/ DP/ DA Press
Foto: Wagner Oliveira/ DP/ DA Press
O músico olindense Chico Science será o homenageado do desfile do Galo da Madrugada de 2016. O anúncio da escolha foi feito ontem pelo presidente da agremiação, Rômulo Meneses. Com o tema Galo, frevo e manguebeat - homenagem a Chico Science, o Clube de Máscaras vai realizar seu 39º desfile no dia 16 de fevereiro do próximo ano. A homenagem ao cantor morto num acidente de carro em fevereiro de 1997, acontecerá no ano em que será comemorado seu cinquentenário. Se estive visso, o artista faria 50 anos no dia 13 de março de 2016. Os esboços dos carros alegóricos que irão desfilar pelas ruas do Centro do Recife começam a ser feitos ainda neste mês.

Segundo o presidente do Galo, a ideia de homenagear Chico é antiga, mas agora chegou o momento exato. “A homenagem que o Galo da Madrugada fará é, sobretudo, um reconhecimento à genialidade, à capacidade inovadora e à ousadia que Chico Science e seus parceiros tiveram ao unir uma diversidade de culturas e ritmos. O movimento manguebeat, por exemplo, que promoveu a interação da cultura popular nordestina com o pop mundial, mesclando ritmos tipicamente nossos como o frevo, coco, embolada, maracatus e ciranda com outros como rap, rock, funk e soul”, declarou Rômulo Meneses.

A filha de Chico, Lula Lira, esteve presente no anúncio da homenagem ao pai. “Fiquei muito feliz com o convite do Galo para a homenagem ao meu pai. Ele amava carnaval e prezava muito pelo resgate e preservação da cultura do nosso estado. É preciso olhar mais para dentro da gente, do que é nosso, e vivenciar de fato essa diversidade não só durante o carnaval, mas o ano todo”, ressaltou Lula.

Quem também falou sobre a homenagem foram os músicos Alexandre Costa, o Dengue da Nação Zumbi (banda da qual Chico fez parte), e Chiquinho da Mombojó. Ambos disseram que a homenagem ao artista que ficou conhecido nacionalmente veio num bom momento. “O Galo da Madrugada tem tudo a ver com Chico. Ele era muito carnavalesco e se estivesse vivo tenho certeza que ficaria muito feliz”, afirmou Dengue. “Fico muito feliz em ver que o Galo está fazendo essa homenagem para Chico. Ele foi um dos responsspáveis por abrir caminhos para muitas bandas que surgiram depois dos anos 1990”, apontou Chiquinho.

De acordo com o diretor do Galo Guilherme Meneses, a escolha de Chico Science como homenageado será um facilitador para conseguir trazer novas atrações para a apresentação no desfile do bloco. “Tenho certeza que quando falarmos sobre Chico Science os artistas farão questão de participar da festa”, apostou. O vice diretor da agremiação, Rodrigo Meneses, lembrou que uma das músicas mais tocadas no desfile do Galo é de Chico Science. “Quando os artistas tocam A praeira, ninguém fica parado. Chico sempre esteve diretamente ligado ao Galo e nada mais justo que essa homenagem no próximo ano”, declarou.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL