Suape Operação orienta pescadores sobre defeso da lagosta

Publicado em: 15/05/2015 14:42 Atualizado em:

A administração do Complexo Portuário de Suape realizou nesta sexta-feira a primeira Operação Defeso da Lagosta, na praia de Suape, no Cabo de Santo Agostinho. A ação, de caráter educativo, visa conscientizar os pescadores locais sobre a importância de respeitar o período de defeso e favorecer o restabelecimento e repovoamento das lagostas na Praia de Suape.

A operação contou com a participação do vice-presidente de Suape, Bernardo D’Almeida, que esteve acompanhado da equipe da diretoria de Meio Ambiente de Suape, do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) e da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma).

O período de defeso da lagosta começou no dia 1º de dezembro de 2014 e se estenderá até o dia 31 de maio. A captura das espécies vermelha e verde é proibida pela Lei Federal nº 11.959/2009 e nas Instruções Normativas nº 138/2006 e 206/2008, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), instituição vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA).

A pesca da lagosta é um dos principais recursos pesqueiros do país, mas devido a captura desenfreada de fêmeas, aliada ao uso de técnicas proibidas, vem sofrendo gradativa baixa de oferta. Para proteger os estoques e minimizar os impactos ambientais, no período de defeso a captura por meio de mergulho e o uso de quaisquer equipamentos e utensílios que concentrem organismos aquáticos vivos é terminantemente proibida.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL