Goiana Fórum Permanente de Educação para o Trânsito acontece na Mata Norte Ao todo, serão 12 encontros e 4 acontecem na Região Metropolitana do Recife e 8 em polos regionais.

Publicado em: 06/05/2015 17:06 Atualizado em:

A ação oferece cursos gratuitos. Foto: Divulgação.
A ação oferece cursos gratuitos. Foto: Divulgação.

Aqueles que têm interesse pelo tela Educação no Trânsito terão a chance de participar do Fórum Permanente que acontece na Escola Técnica Federal Aderico Alves de Vasconcelos, localizada em Goiana, Zona da Mata Norte do estado. Esta é a terceira edição do evento, que começou ontem, com a presença do diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE), Charles Ribeiro.

Para Ribeiro, a ação passa a atuar em três frentes: capacitação dos motoristas de toda administração estadual, oferecendo cursos gratuitos, na escola de trânsito; palestras em empresas públicas e privadas; e companhas educativas, em parceria com os principais setores que compõem a estrutura de trânsito e transportes na RMR e interior do estado.

Dessa forma, estão envolvidas as Secretarias das Cidades, Saúde e Educação, associações que representam as concessionárias de rodovias, montadoras de veículos e de motocicletas, Rotary Clube, Federação de Seguros, entidades credenciadas para educação de trânsito, instituições de ensino superior, além das entidades técnicas especializadas em trânsito e segurança.

Ao todo, serão 12 encontros e 4 acontecem na Região Metropolitana do Recife e 8 em polos regionais. Ainda estiveram presentes a coordenadora de Educação de Trânsito do DETRAN-PE, Luciana Carvalho e o coordenador de Educação e Fiscalização de Trânsito da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (PPTTC), Jilmar Barros,  o coordenador da Operação Lei Seca, Coronel Cavalcanti representantes do BPTRAN, da Polícia Rodoviária Federal, do Departamento Estadual de Estrada e Rodagem DEER, além de secretários e gestores municipais.

Foram divulgados alguns dados estatísticos:

- Em 2014 foram 45.916 acidentes de trânsito em PE, sendo 34.288 com motos (75%) - Fonte: Secretaria de Saúde;

- Um paciente de acidente grave de trânsito pode gerar, em média, um gasto hospitalar de R$ 230 mil - Fonte: Secretaria de Saúde;

- As multas mais cometidas em 2014 (703 mil) transitar em velocidade superior a máxima permitida, em segundo lugar está avanço de sinal vermelho - Fonte:DETRAN;

- A maior incidência de acidentes ocorre entra 17hs e 20hs, representando 23% do total, seguido do período da tarde com 21% - Fonte:DPVAT;

- No Brasil, as vítimas são jovens entre 18 a 34 anos (52%), do sexo masculino (75%).

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL