Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de TECNOLOGIA

IA

IA representa risco de 'extinção' para humanidade, dizem especialistas

Publicado em: 30/05/2023 09:55

 (Foto: JOSEP LAGO/AFP via Getty Images)
Foto: JOSEP LAGO/AFP via Getty Images
Os líderes mundiais devem se dedicar a reduzir "o risco de extinção" representado pela Inteligência Artificial (IA) — pediu nesta terça-feira (30) um grupo de empresários e especialistas do setor de tecnologia. 

A declaração, de apenas uma linha, foi assinada por dezenas de especialistas, incluindo Sam Altman, cuja empresa OpenAI criou o robô conversacional ChatGPT no ano passado, que permite criar obras de arte ou literatura, ensaios e manter um diálogo com um ser humano sobre qualquer assunto. 

A Inteligência Artificial deve ser "uma prioridade global junto com outros riscos para a sociedade, como pandemias, ou guerra nuclear", explica o texto. 

Os críticos da Inteligência Artificial alertam para a possibilidade de um algoritmo assumir atividades essenciais para uma sociedade, como fornecimento de energia, ou defesa. Além disso, robôs conversacionais e outros aplicativos de IA podem causar milhões de perdas de empregos.

Esta declaração não é a primeira assinada por especialistas da indústria, que ao mesmo tempo em que investem e atraem bilhões de dólares em IA, declaram-se publicamente intimidados pelas possibilidades desta nova tecnologia. 

Há dois meses, outras personalidades, como o bilionário Elon Musk, assinaram outra carta pública, na qual pediam uma pausa no desenvolvimento da IA até que pudessem garantir sua total segurança.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco