Diario de Pernambuco
Busca

LEGADO

Pernambuco se despede do ex-governador Joaquim Francisco

Publicado em: 04/08/2021 17:42 | Atualizado em: 04/08/2021 17:53

 (Foto: Romulo Chico/Esp DP Fotos.)
Foto: Romulo Chico/Esp DP Fotos.
O corpo do ex-governador de Pernambuco, Joaquim Francisco, foi cremado na tarde desta quarta-feira (4) no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, em uma cerimônia restrita à família. Mais cedo, na manhã de ontem, o político foi velado no Palácio do Campo das Princesas. Joaquim Francisco morreu aos 73 anos, na terça-feira (3), no Hospital Português, após uma dura batalha contra o câncer. 

A cerimônia do velório, na sede do executivo estadual, foi aberta ao público. Além de familiares, muitos políticos, amigos do ex-governador e até mesmo populares foram prestar a última homenagem ao político. O atual governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), o ministro da Cidadania, João Roma,o ex-governador João Lyra Neto (PSDB), e o prefeito do Recife, João Campos (PSB) foram algumas das autoridades presentes. 

Paulo Câmara lamentou a morte do ex-governador e relembrou o legado do político. "Um dia triste hoje com o falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. Uma pessoa que dedicou a sua vida ao serviço público. Passou por muitos cargos, disputou muitas eleições. Prefeito duas vezes do Recife, parlamentar constituinte, governador de Pernambuco. E deixa um legado de realizações, de fazer a política de alto nível, com muita ética e, acima de tudo, com muito espírito público. Doutor Joaquim, com certeza, vai fazer falta a Pernambuco e ao Brasil", declarou.

O governador também afirmou que Joaquim Francisco deixa um exemplo de como fazer política."Principalmente em quem ocupa cargos públicos hoje. Se inspirar no que doutor Joaquim fez, o trabalho e a dedicação dele", afirma. Paulo Câmara decretou, ainda na tarde de ontem, luto oficial de sete dias em Pernambuco.

Um dos netos do ex-governador, o estudante de direito Carlos Eduardo Guimarães falou da importância do avô na sua vida. "Eu perdi não só um avô, mas como um mentor, um professor, uma pessoa que me ensinou muito, sobre os mais diversos aspectos da vida, sobre ser um homem de caráter, sobre ser um homem digno", contou.

O ministro da Cidadania, João Roma, relembrou os seus primeiros momentos na política ao lado do ex-governador. "Com ele foi que dei os primeiros passos na vida pública, aqui nesse Palácio do Campo das Princesas, como seu auxiliar, oficial de gabinete. E dele só tive bons exemplos. Sempre uma inspiração para seguir de cabeça erguida na vida pública", recorda.

O ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro, elogiou a capacidade de articulação política de Joaquim Francisco. "Joaquim fez um governo gregário. Ele juntava as pessoas, ele discutia. Era um homem muito firme nas suas decisões, mas ele ouvia. Ele era antes de tudo um democrata. E ele era um homem de grupo".

Além de ter sido governador de Pernambuco entre 1991 e 1994, Joaquim Francisco também comandou a Prefeitura do Recife, foi deputado federal e ministro do Interior no governo José Sarney, em 1987. Ele deixa esposa, três filhas e cinco netos.

Homenagem na Jaqueira

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), anunciou durante o velório do ex-governador Joaquim Francisco que pretende instalar um busto do político no Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife. O parque foi inaugurado em 1985, quando Joaquim Francisco foi prefeito da capital pernambucana. Com sete hectares, foi até 2014 o maior parque público da cidade, quando o Parque Urbano da Macaxeira foi entregue à população. 

"Decretamos luto oficial de sete dias e vamos fazer uma homenagem a Joaquim Francisco no Parque da Jaqueira, que é um importante equipamento do Recife e foi fruto de uma luta dele na nossa cidade. Ele era usuário diário do local. Lembro que da última vez em que eu estive com Joaquim, ele lembrava os dias do ano em que ele deixava de caminhar, e era um ou dois dias no máximo”, recordou João. 

“A gente vai fazer, combinando com a família, uma justa homenagem a ele, fazendo a instalação de um busto no parque, representando o prefeito responsável pela construção desse importante patrimônio da cidade”, completou. O prefeito ainda acrescentou que a construção de espaços como esse no Recife foi uma das marcas da gestão de Joaquim Francisco. 

Outra homenagem que o ex-governador pode receber é que o parque seja rebatizado com seu nome. É o que propõe um projeto de lei de autoria do vereador Alcides Cardoso (DEM). Caso seja aprovado, o espaço passaria a se chamar Parque da Jaqueira Governador Joaquim Francisco. 

“Exercendo seu primeiro mandato como prefeito do Recife, Joaquim Francisco iniciou uma importante campanha para a criação de um grande parque na cidade e, um ano depois, entregou à população o Parque da Jaqueira, equipamento de lazer muito querido e utilizado pelos recifenses de várias localidades. Construiu também os parques Santana, o Caiara e requalificou o Parque 13 de Maio”, afirmou o vereador.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL