lUTO

Recife terá ato em memória da vereadora assassinada no Rio

Homenagens à vereadora Marielle Franco serão realizadas em doze cidades brasileiras

Publicado em: 15/03/2018 10:06 | Atualizado em: 15/03/2018 10:42

A postagem de denúncia de violência em comunidade teria sido um dos fatores culminantes para a sua morte, de acordo com moradores do local. Foto: Facebook/Reprodução (Foto: Facebook/Reprodução)
A postagem de denúncia de violência em comunidade teria sido um dos fatores culminantes para a sua morte, de acordo com moradores do local. Foto: Facebook/Reprodução (Foto: Facebook/Reprodução)


Inúmeros atos em memória da vereadora carioca Marielle Franco assassinada a tiros serão realizados, nesta quinta-feira (15), no Brasil. Ao menos 12 cidades aderiram ao ato. No Recife, a organização será realizada às 17h, em frente à Câmara dos Vereadores, no bairro Boa Vista, no centro da cidade. "Não vamos nos calar diante de tamanha brutalidade, tampouco mediremos esforços para honrar as batalhas que a companheira travou em vida", explica organização através de nota divulgada no Facebook.

"Foi com muito choque e pesar que recebemos a notícia de que nossa companheira de PartidA, a vereadora Marielle Franco foi ASSASSINADA. Um caso de feminicídio e queima de arquivo! Dor, revolta, medo estão juntos em nosso coração, mas nada disso é maior do que a nossa vontade de gritar para o mundo que Marielle vive em cada uma de nós! Mulher, negra, periférica e lésbica, ela nos mostrou através do exemplo e de uma construção coletiva incrível que é SIM possível fazer política de outra forma, com compromisso, ética e responsabilidade. Uma candidatura feminista!
Marielle foi brutalmente assassinada e retirada de nós, mas uma coisa dizemos: derrubem uma e se levantarão 30 mil! Nós não deixaremos isso impune! Venham todas, mulheres, homens, políticos, realizar seus gritos a favor da vida e da chama política que Marielle plantou em cada uma de nós. Tragam suas faixas, vozes e velas e vamos avante! Precisamos proteger a quem está falando por nós. É em frente à câmara de vereadores, às 17h. Mulheres, avante! Porque a dor é grande, mas nossa revolta e coragem são muito maiores e vão derrubar esse machismo que nos mata!"

O ato em resposta ao crime que vitimou a vereadora também terá adesão em outras cidades do país, entre elas: Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e Curitiba. 

Confira abaixo as informações sobre os atos:





Com repercussão nacional, o assassinato da vereadora Marielle Franco abriu portas para o debate sobre a militância política no país. Há suspeita que o crime contra Marielle esteja ligado a atuação da vereadora nas favelas do Rio. Nascida no Complexo da Maré, na zona norte do Rio, Marielle, de 38 anos, tinha sua atuação pautada pela defesa de negros e pobres e denunciava a violência contra a população. Nos últimos dias, a vereadora teria feito uma postagem denunciando a ação violenta da patrulha da Polícia Militar no local. A postagem teria sido um dos fatores culminantes para a sua morte, de acordo com moradores do local.  


Nesta quinta-feira (15), a notícia do crime mobilizou o governo federal: o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, telefonou para o interventor federal no Rio, general Walter Braga Netto, e colocou a Polícia Federal à disposição para auxiliar na investigação.

O partido cuja vereadora fazia parte também resolveu se pronunciar através de uma nota de pesar: "O Partido Socialismo e Liberdade vem a público manifestar seu pesar diante do assassinato da vereadora Marielle Franco. Estamos ao lado dos familiares, amigos, assessores e dirigentes partidários do PSOL/RJ nesse momento de dor e indignação. A atuação de Marielle como vereadora e ativista dos direitos humanos orgulha toda a militância do PSOL e será honrada na continuidade de sua luta. Exigimos apuração imediata e rigorosa desse crime hediondo. Não nos calaremos! Marielle, presente!"

O Presidente da República também lamentou o ato em suas redes sociais, classificando-o como "extrema covardia". "Solidarizo-me com familiares e amigos, e acompanho a apuração dos fatos para a punição dos autores desse crime", comentou. 

Na mensagem, ainda afirmou que iria colocar a Polícia Federal à disposição para auxiliar nas investigação. "Esse crime não ficará impune", escreveu. 
 

 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL