Diario de Pernambuco
Busca
Discurso 'Não renunciarei', garante Temer "A denúncia trouxe de volta um fantasma da crise política de proporção não mensurada", declarou

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 18/05/2017 16:16 Atualizado em: 18/05/2017 16:46

Ao comentar o caso relatado pelo empresário, Temer diz que não sabia de nada. Foto: Beto Barata/PR
Ao comentar o caso relatado pelo empresário, Temer diz que não sabia de nada. Foto: Beto Barata/PR


Em discurso no Palácio do Planalto na tarde desta quinta-feira, o presidente da República, Michel Temer, afirmou que denúncias feitas pelo proprietário da JSB, Joesley Batista, são infundadas e adiantou que não irá renunciar à Presidência da República. "A denúncia trouxe de volta um fantasma da crise política de proporção não mensurada", declarou.


Ao comentar o caso relatado pelo empresário, Temer diz que não sabia de nada e que "não participou e nem autorizou qualquer movimento com o objetivo de evitar delação ou colaboração com a Justiça pelo ex-parlamentar". O conteúdo da delação premiada de Joesley e Wesley Batista, do grupo JBS, veio à tona nessa quarta-feira, quando o jornal O Globo revelou trechos de gravações entregues à Procuradoria Geral da República comprovando a autorização do presidente Michel Temer para a compra de silêncio do deputado e ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. 

Em discurso, o presidente ainda cita resultados de seu governo e afirma ter vivido "a melhor e a pior semana de governo". A situação crítica da economia e da política foi mencionada como um "fantasma" que voltou à tona. "Não podemos jogar a nossa história para baixo", diz em nota. Ainda comentando sobre sua situação diante da política, Temer diz "não ter nada a esconder" e acusa os empresários de terem "usado seu nome indevidamente". O presidente pede investigação imediata sobre o caso e  que, inclusive, já pediu documento que comprovassem a acusação, mas ninguém o enviou.

Confira na íntegra o discurso de Temer:

"Quero fazer uma declaração à imprensa brasileira.
E uma declaração ao país. Ressalto que só falo agora dos fatos de ontem porque tentei conhecer primeiramente o conteúdo de gravações que me citam. Solicitei oficialmente ao supremo tribunal federal acesso a estes documentos.
Até o presente momento não consegui.
Quero deixar muito claro que dizer que meu governo viveu nesta semana seu melhor e pior momento. Os indicadores de queda da inflação, os números de retorno crescimento economia e dados de geração de emprego criaram esperança de dias melhores. Otimismo retornava e as reformas avançavam no CN.
Ontem, contudo, a revelação de conversas gravadas clandestinamente trouxe fantasmas de crise política de proporção ainda não dimensionada.
Todos esforço pode se tornar inútil. Não podemos jogar no lixo a história de tanto trabalho.
Ouvi realmente o relato de um empresário e por ter relações como deputado auxiliava a família do parlamentar. Não solicitei e só tive conhecimento nesta conversa...
Em nenhum momento autorizei que pagasse a quem quer que seja para ficar calado. Não comprei o silêncio de ninguém. Por uma razão exata e precisamente não tenho relação.
Não preciso de foro. Nada tenho a responder. Sempre honrei meu nome.
Nunca autorizei que utilizasse meu nome indevidamente. Quero registrar enfaticamente a investigação pedida pelo STF será peremptória onde surgirão todas explicações. Mostrarei que não tenho nenhum envolvimento com estes fatos.
Não renunciarei. Não renunciarei.
Exijo investigação plena e muito rápida para esclarecimentos ao povo brasileiro.
Não podem tardar as investigações.
Tanto esforço e dificuldades superadas, meu único compromisso é com o brasil. Só este compromisso que me guiará".


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL