Diario de Pernambuco
Busca
Diario Editorial: Dez jovens e um sonho no Canadá Desde 2012, mais de 4 mil jovens já viajaram para nações de língua inglesa e espanhola pelo projeto Ganhe o Mundo

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 02/05/2016 06:55 Atualizado em:

Qualquer jovem de baixa renda, estudante de escola pública, sabe da importância de viver uma experiência de aprendizado no exterior, onde é possível aperfeiçoar conhecimentos, inclusive do idioma falado no país ou região. Desde 2012, mais de 4 mil jovens com este perfil já viajaram para nações de língua inglesa e espanhola pelo projeto Ganhe o Mundo, do governo do estado, que a partir de agosto inicia nova fase, estendendo-se ao segmento da música. Através do Ganhe o Mundo Musical, dez alunos embarcarão para o Canadá, onde ficarão hospedados em casas de famílias, estudando inglês em uma escola de ensino médio (high school) e tendo aulas para melhorar as habilidades que possuem com instrumentos e canto.

A experiência terá duração de seis meses, tempo em que, além das informações recebidas, os intercambistas poderão ampliar os horizontes pessoais e aperfeiçoar o nível de sociabilidade, algo tão relevante quanto o principal objetivo da viagem. Isto fica claro nos depoimentos dados por quem participou do programa em outras edições. Encantados, diziam que a partir dali passaram a "ver a vida de outro modo", o que, traduzindo, significa a sensação de ter descoberto um mundo cheio de possibilidades para o qual eles pretendem se qualificar cada vez mais.

Além de uma bolsa mensal de R$ 715, os participantes viajam com todas as despesas pagas, sem desembolsar nem mesmo as taxas relativas a vistos. É inquestionável que se trata de um programa com significativo alcance social, porque amplia as perspectivas de futuro de uma faixa da população que historicamente não tem oportunidade de conhecer outras culturas. Além disso, os benefícios já começam quando o aluno passa a se empenhar para conseguir corresponder aos requisitos exigidos, entre eles obter nota anual superior a 7,0 nas disciplinas português e matemática. Os vencedores desta etapa concorreram com outros 40 candidatos, superados em um teste de audição e na prova escrita sobre teoria musical. Mas, como garantem os filósofos, não há glória sem sacrifício e esta tem sido a maior certeza dos jovens que enxergam no Ganhe o Mundo uma janela para o futuro.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL