Análise Oposição faz balanço de 2015 em Pernambuco Parlamentares da oposição destacam ações de fiscalização que fizeram nos municípios do estado

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 23/12/2015 07:44 Atualizado em:

Deputados Silvio Costa Filho e Teresa Leitão foram recebidos pela direção do Diario. Foto: Julio Jacobina/DP
Deputados Silvio Costa Filho e Teresa Leitão foram recebidos pela direção do Diario. Foto: Julio Jacobina/DP

Composta por 13 dos 49 deputados da Assembleia Legislativa de Pernambuco, a bancada de oposição encerra o ano contabilizando as ações do Pernambuco de Verdade, organizado pelos parlamentares para conhecer e expor a realidade das várias regiões do estado. Foram inúmeras visitas a municípios do interior, fiscalizando as obras que estão sendo erguidas ou a manutenção daquelas que já estão em funcionamento, além da realização de mais de 30 audiências públicas em 2015, nas quais essa observação serviu de base para discussão. 

Nesta terça-feira, em visita ao Diario de Pernambuco, quando foram recebidos pelo presidente do jornal, Alexandre Rands, e pelo vice, Maurício Rands, os deputados Silvio Costa Filho (PTB) e Teresa Leitão (PT) elencaram algumas das obras e municípios que fizeram parte do calendário de visitas do Pernambuco de Verdade: o presídio de Itaquitinga; o Hospital Belarmino Correia, em Goiana; UPA de Carpina; Barragem de Serro Azul, em Palmares; Hospital Geral do Agreste e o Hospital Mestre Vitalino, ambos em Caruaru; a sede do Corpo de Bombeiros, em Arcoverde; a estrada que liga o município de Buíque ao Parque Nacional da Serra do Catimbau. 

“Fomos a várias regiões do nosso estado para mostrar a vida real das pessoas em Pernambuco. Visitamos hospitais, obras de grande importância para o estado, como as do plano de reconstrução da Mata Sul (a região foi vítima de uma enchente de grandes proporções em 2010, que afetou várias cidades daquela localidade), e discutimos a situação delas com a sociedade civil”, disse Costa Filho. “Apesar de sermos de partidos diferentes e de perfil bastante heterogêneo, estamos mais organizados enquanto bancada”, comentou Teresa.

Ajuda
Os parlamentares também ressaltaram que, além das cobranças, propuseram ajuda ao governo do estado sobretudo em três pontos centrais: saúde, segurança pública e gestão pública. Ambos destacaram ainda que a bancada de oposição não dificultou a aprovação, em setembro deste ano, na Assembleia Legislativa, do pacote de ajuste fiscal proposto pelo governador Paulo Câmara para se adequar à realidade econômica adversa, como também aceitaram repassar parte das emendas parlamentares, no valor de R$ 1,4 milhão a que tem direito cada deputado anualmente, para pontos prioritários para a gestão estadual.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL