Coluna Diario Político "Eu temia e amava Eduardo Campos", diz Aécio Neves em homenagem Por Marisa Gibson

Publicado em: 11/06/2015 10:17 Atualizado em: 11/06/2015 10:21

Aécio Neves lembrou de Ulysses Guimarães ao se referir ao ex-governador de Pernambuco. Foto: George Gianni/PSDB
Aécio Neves lembrou de Ulysses Guimarães ao se referir ao ex-governador de Pernambuco. Foto: George Gianni/PSDB
Atmosfera política

Foi emocionante, bonita e muito concorrida a cerimônia do IDP - Instituto Brasiliense de Direito Privado, que concedeu, ontem, o título de Doutor Honoris Causa ao ex-governador Eduardo Campos, morto em agosto. Como tudo o que acontece em Brasília, houve momentos em que a solenidade foi envolvida por uma atmosfera política e chamou a atenção, por exemplo, o abraço, de rosto colado, que o senador tucano Aécio Neves deu no governador Paulo Câmara (PSB) e no ex-deputado federal Beto Albuquerque, com a exclamação: “Eita, meu PSB querido”. Antes, Aécio, presidente nacional do PSDB, havia feito um depoimento pessoal e muito carinhoso sobre a sua relação política com Eduardo e que concluiu dizendo  que “temia e amava Eduardo”, parafraseando o que disse Ulysses Guimarães, décadas atrás, sobre Tancredo Neves. Candidato derrotado a presidente da República, em 2014, Aécio, dependendo das disputas internas do PSDB, pode se candidatar de novo à sucessão presidencial em 2018, e o PSB, mais uma vez, vai ser muito assediado, quer tenha candidato próprio ou para faça alguma  composição. O senador José Serra (PSDB/SP) também participou da solenidade, assim como governadores, vice-governadores, ministros, senadores, deputados federais e  estaduais, de partidos diversos, num cenário digno de uma conferência política suprapartidária. O autor da homenagem, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, e integrante do IDP foi quem abriu a solenidade com um discurso tocante. Depois de ressaltar aspectos da atuação política do ex-governador, o ministro lembrou que, numa determinada visita a Pernambuco, foi levado por Eduardo para ver como era feito o monitoramento do Pacto pela Vida, tendo ficando impressionado com o rigor do acompanhamento das metas.

Embalos  brasilienses

Na terça-feira, o deputado federal Heráclito Fortes (PSB/PI) reuniu para um jantar em sua casa, no Lago Sul, quarenta convidados, entre socialistas de diversos estados e tucanos de alta plumagem, a começar por Geraldo Alckmin, governador de São Paulo. Do PSB pernambucano estavam Fernando Bezerra Filho, líder do PSB na Câmara, Tadeu Alencar e João Fernando Coutinho, entre outros.

Ponto de partida

Após dois dias de agenda intensa em Brasília, Paulo Câmara retoma as atividades no estado e começa dia comandando ato suprapartidário, no Palácio das Princesas, para que o Recife seja escolhido pela Latam para a implantação do novo hub – centro de voos nacionais e internacionais. Pela sua disposição, pode-se deduzir que este momento está sendo um novo ponto de partida do governo.

A Arpe

O líder da Bancada da Oposição na Assembleia, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), cobra do governo uma solução para a Arpe - Agência de Regulação de Pernambuco, que está sem presidente desde o último dia 2 de abril.

Na estrada

Cumprindo agenda em Surubim, Danilo Cabral (PSB), secretário de Planejamento, foi muito questionado sobre as eleições de 2016. Ele disse que não é hora de antecipar nada, mas afirmou que o PSB vai fazer as escolhas de modo a consolidar o partido no estado e que a estratégia de crescimento será mantida. Danilo estava com Nilton Mota (PSB), secretário de Agricultura, apontado como candidato a prefeito do município.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL