Discurso partidário Programa do PT na TV diz que condenados serão expulsos do partido

Publicado em: 05/05/2015 11:36 Atualizado em:

Sem a presença da presidente reeleita Dilma Rousseff, de seu partido, o PT dirá na noite desta terça-feira (5), em seu programa partidário no rádio e na TV, que vai expulsar de suas fileiras qualquer petista que, ao final de um processo judicial, for julgado culpado. A promessa e o discurso do partido, no entanto, divergem da prática. Na legenda, estão filiados o ex-ministro José Dirceu e o ex-presidente da sigla, o ex-deputado José Genoino, ambos condenados no escândalo do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirma na peça que o filiado que cometer malfeitos e ilegalidades não continuará no partido. “Por isso também, o PT não aceita que alguns setores da mídia queiram criminalizar todo partido por causa de erros graves de alguns filiados”, diz o dirigente. A fala é complementada por um ator contratado pelo partido: “Você ouviu. Qualquer petista que ao final do processo for julgado culpado será expulso”.

No caso de José Dirceu e José Genoino, o PT não expulsou os dois políticos do partido por não considerar a decisão do STF - a maior corte de justiça do país. O PT classificou as prisões como “punição política”. Ou seja, uma espécie de “perseguição” do Poder Judiciário aos membros do partido. Não se sabe, ainda, quais serão os critérios adotados pelo partidos nestas “expulsões” que poderão acontecer.

O programa do PT deverá ir ao ar às 20h30. A peça não cita a operação Lava-Jato, iniciada pela Polícia Federal ainda no ano passado que investiga os casos de corrupção na Petrobras. O apresentador do programa petista, no entanto, diz que “precisamos ter consciência” de que há membros de vários partidos sendo investigados, '”inclusive de oposição”; e que a Justiça deve ser para todos, “não apenas para quem está no PT”.

Recentemente, o tesoureiro do PT, João Vaccari, foi preso pela Polícia Federal e não se afastou do cargo. Como solução para a corrupção, o PT vai defender em seu programa o fim do financiamento privado de campanhas e que seus diretórios não recebam mais doações desde tipo de fonte.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL