Discurso no Palácio do Planalto Dilma: agradeço aos brasileiros por terem vindo dizer sim ao futuro do Brasil

Publicado em: 01/01/2015 17:00 Atualizado em: 01/01/2015 18:36

Foto: Cadu Gomes / Fotos Públicas
Foto: Cadu Gomes / Fotos Públicas

A presidente Dilma Rousseff passou uma mensagem de fé e confiança no país ao falar no parlatório do Palácio do Planalto às pessoas que acompanham a cerimônia de posse em Brasília, na tarde desta quinta-feira (1º). "Escuto as vozes corajosas de vocês a dizerem que estamos de pé e temos fé no Brasil", disse Dilma. "Acreditamos nessa terra porque, nos últimos doze anos, não se discrimina pobres, não se esquece dos jovens, não se esquece dos negros, não se abandonam as mulheres", completou.

O discurso de Dilma ressaltou conceitos de união e de otimismo. "Não importam as dificuldades e obstáculos, o povo brasileiro vai vencer e construir um País mais próspero, justo e pleno de oportunidades."

A presidente também se aproximou dos presentes ao dizer estar ao lado do povo. "Sempre estive e sempre estarei ao lado de vocês. Ninguém, absolutamente ninguém, vai me afastar desse compromisso", disse.

Dilma repetiu parte do primeiro pronunciamento, feito pouco antes no Congresso Nacional, em que falou dos avanços sociais do país durante a sua gestão à do ex-presidente Lula, com destaque para o combate à miséria, ingresso na classe média, criação de emprego e valorização do salário mínimo.

Repetiu também, agora se dirigindo às pessoas presentes, saber que o povo brasileiro quer "mais e melhor", lembrando que a palavra mais repetida durante a campanha foi "mudança" e que o tema mais tratado foram as reformas. A presidente se comprometeu a seguir com mudanças sociais.

Dilma admitiu nesse discurso, mais breve que o do Congresso, que haverá ajustes na economia, mas que eles não prejudicarão os avanços sociais.

Segurança
A presidente afirmou tambem que vai mudar a Constituição Federal para permitir que o governo federal assuma mais responsabilidade na melhora da segurança pública.

A presidente afirmou ainda que seu governo vai continuar apostando em mais empregos e salários valorizados. Ao falar desse tema, garantiu que vai continuar com a política de valorização do salário mínimo. Ela também garantiu que vai continuar com o programa Minha Casa, Minha Vida, como havia mencionado no discurso de posse no Congresso. "Somos capazes de fazer tudo isso porque garantimos empregos e salários enquanto outros arrochavam. Nesses últimos 12 anos, mudamos o Brasil", afirmou.

Reação
O público que se concentrou na Praça dos Três Poderes para assistir ao discurso da presidente Dilma Rousseff no parlatório do Planalto reagiu positivamente quando a petista mencionou os programas sociais criados nos últimos 12 anos. A presidente foi amplamente aplaudida pelas cerca de 15 mil pessoas quando prometeu dar continuidade a programas sociais e mencionou nominalmente o Minha Casa Minha Vida, o Prouni, o Fies e o Ciências Sem Fronteiras. "Nenhum direito a menos", disse Dilma sob aplausos.

Após Dilma falar em um ajuste econômico sem a revogação de direitos, o público entoou coros de apoio à presidente: "Dilma de novo com a força do povo".

Parte do público era formada por militantes ligados a centrais sindicais como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB).


TAGS:
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL