Diario de Pernambuco
Busca
A inauguração das emissoras de televisão de Pernambuco - 2

João Alberto Martins Sobral
Jornalista

Publicado em: 29/04/2022 03:00 Atualizado em:

TV Globo: Já com o título de TV Globo Nordeste, entrou no ar às 11h do dia 22 de abril de 1972.  Roberto Marinho veio participar da cerimônia, com os diretores e Walter Clark, José Arrabal, e Antônio Lucena, que foi o primeiro diretor da emissora. Presentes o governador Eraldo Gueiros, ao lado das principais autoridades do estado. Durante um ano, a equipe técnica da emissora, comandada pelo engenheiro eletrônico Wilson Brito, estudou a topografia do Grande Recife, para escolher o local para a instalação da emissora, com a opção pelo Morro do Peludo, em Ouro Preto, Olinda. Passou a mostrar a programação própria, que anteriormente era exibida pela TV Jornal do Commercio. No dia seguinte da inauguração, o programa Buzina do Chacrinha foi ao ar em rede nacional, direto do Geraldão. Exceção dos telejornais e das produções ao vivo, a programação nacional da Rede Globo chegava ao Recife de avião, por malote. O capítulo de uma novela era transmitido dois dias depois de sua exibição no eixo Rio-São Paulo. O primeiro telejornal local a entrar no ar na Globo foi o Jornal Hoje local, às 12h30, no dia 24 de abril de 1972, apresentado por Roberto Nogueira e Maria Anunciada. No mesmo dia, foi veiculado o JN local, apresentado por Jerônimo Filho, que ficou apenas cinco meses, sendo substituído por Cícero de Moraes. Em todos estes anos, a Globo do Recife teve poucos diretores. Depois de Antônio Coutinho de Lucena, Paulo César Ferreira, Leopoldo Collor, Cléo Niceas, Orlando Marques, Celso Coli e Yuri Maia Leite. Os três primeiros diretores de programação da emissora, morreram precocemente: Eduardo Lafon, Wilson Emanuel e Jota Raposo. No jornalismo os grandes destaques foram Vera Ferraz e Jô Mazarollo.

TV Manchete: Em 1980, o governo federal cassou as concessões de TV da Rede Tupi, que incluía a TV Rádio Clube do Recife. Num leilão, Adolfo Bloch ganhou as emissoras do Recife, Fortaleza, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A TV Manchete do Recife construiu uma sede monumental, assinada por Oscar Niemeyer, no bairro de Ouro Preto, em Olinda. Estava previsto um restaurante na cobertura, mas que nunca chegou a funcionar.  Entrou no ar no dia 3 de março de 1984, mostrando um documentário de Nelson Pereira dos Santos intitulado Especial com Capiba. Depois, o desfile das escolas de samba do carnaval carioca. Fernando Luiz da Câmara Cascudo foi o primeiro diretor.  Durante toda a sua existência, a emissora se limitava a retransmitir a programação do Rio, inicialmente sofisticada, que depois virou popular.  Só exibiu a partir de 1989 telejornal Nordeste em Manchete. Em 1998, a Rede Manchete iniciou uma crise que culminaria na sua falência em 10 de maio de 1999. Naquele dia, a emissora do Recife exibia pela última vez a famosa vinheta: “Rede Manchete, você em primeiro lugar”. O então Canal 6 passou a exibir a programação da RedeTV.

TV Tribuna: O Grupo João Santos, que já tinha a TV Tribuna, no Espírito Santo, decidiu abrir a TV Tribuna do Recife, o Canal 4, que entrou no ar no dia 15 de novembro de 1991, em luxuosas instalações numa área privilegiada em Olinda cercada de verde e com uma visão deslumbrante do Recife e Olinda. Aldo Paes Barreto foi o primeiro diretor da emissora, que retransmitia a programação da TV Bandeirantes, com a programação local privilegiando o jornalismo. Em pouco tempo, mudou para a Rede Record, onde ficou por alguns anos, antes de voltar à Band. Sua cobertura atinge praticamente todos os municípios do estado. Sua torre tem uma estrutura moderníssima, virou um dos símbolos de Olinda. No alto, um grande salão, onde chegou a funcionar um restaurante.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL