Diario de Pernambuco
Busca

CONFLITO

Coreia do Norte volta a enviar balões cheios de lixo para a Coreia do Sul

A Coreia do Norte voltou a enviar balões de lixo para a Coreia do Sul
Por: AFP

Publicado em: 08/06/2024 17:28 | Atualizado em: 08/06/2024 17:35

 (Foto: KCTV / YONHAP NEWS AGENCY / AFP

)
Foto: KCTV / YONHAP NEWS AGENCY / AFP

 

A Coreia do Norte voltou a lançar balões cheios de lixo à Coreia do Sul neste sábado (08/06), anunciaram os militares sul-coreanos. 

 

“A Coreia do Norte lança mais uma vez (supostos) balões transportando resíduos para o Sul”, disseram os chefes do Estado-Maior conjunto da Coreia do Sul em um comunicado. 

 

O documento desaconselha tocar nos balões e pede para que sua presença seja comunicada às autoridades. 

 

O Exército sul-coreano tinha avisado pouco antes sobre a iminência deste lançamento, embora considerasse que poderia ocorrer no domingo. 

 

Na semana passada, a Coreia do Norte enviou duas vezes centenas de balões cheios de lixo, pontas de cigarro e o que parecia ser fezes ao seu vizinho do sul como “presentes sinceros”, em resposta a panfletos lançados por ativistas sul-coreanos com propaganda contrária ao líder norte-coreano, Kim Jong-un. 

 

Pyongyang anunciou no domingo que cessaria os envios, mas dias depois um grupo sul-coreano afirmou ter lançado dez balões com música K-pop e 200 mil panfletos contra o líder do isolado país comunista. 

 

A Coreia do Norte alertou que responderia com uma quantidade cem vezes maior de “resíduos de papel e lixo”, se mais panfletos sul-coreanos fossem enviados novamente. 

 

Em resposta aos balões, Seul suspendeu completamente na terça-feira um acordo militar assinado com Pyongyang em 2018 que visava reduzir as tensões. 

 

As autoridades da Coreia do Sul condenaram o lançamento de balões norte-coreanos, descrevendo a ação como “irracional” e de “baixa classe” e ameaçaram medidas retaliatórias que, afirmaram, poderiam ser “insuportáveis” para seu vizinho.

 

Desde o fim da Guerra da Coreia (1950-1953) com um armistício, os dois países permanecem tecnicamente em guerra e estão separados por uma zona desmilitarizada.

 

O vídeo, do dia 30 de maio, mostra a última vez que a Coreia do Norte enviou balões com lixo para a Coreia do Sul.