Clouds28° / 30° C

REI DO BAIÃO

Cortejo Gonzaguiano comemora aniversário do Rei do Baião e Dia do Forró

O Cortejo Gonzaguiano abriu as celebrações, que será seguida pelo Arrastão inclusivo, dia 15, com estreia da troça "Como tu, tamo aqui"

Publicado em: 13/12/2024 19:09 | Atualizado em: 13/12/2024 19:12

Em frente ao museu, a festa acontece em um palco democrático, aberto para artistas e público cantarem, tocarem e celebrarem (Foto: Priscilla Melo/DP foto)
Em frente ao museu, a festa acontece em um palco democrático, aberto para artistas e público cantarem, tocarem e celebrarem (Foto: Priscilla Melo/DP foto)
Em celebração aos 112 anos de Luiz Gonzaga, o Memorial Luiz Gonzaga e o Paço do Frevo, se uniram nesta sexta-feira (13) para realizar o Cortejo Gonzaguiano. 

Sanfoneiros da Sociedade dos Forrozeiros Pé de Serra tomaram conta do Centro do Recife, com concentração às 14h30 no Memorial, que fica no Pátio de São Pedro. Aa saída foi às 15h30.

O cortejo sanfonado que passou pela Rua do Fogo, Av. Nossa Senhora do Carmo, Martins de Barros, Ponte Buarque de Macedo, Av. Rio Branco, ruas do Apolo e Barão Rodrigues de Mendes, culminando no Paço, às 17h. 

Em frente ao museu, a festa acontece em um palco democrático, aberto para artistas e público cantarem, tocarem e celebrarem, e com espaço até para reviver parcerias de Gonzagão com mestres como o grande compositor de Frevo Luiz Bandeira, autor de "Onde tu tá, Neném", imortalizada na voz do Rei do Baião. 

O gestor do Memorial Luiz de Gonzaga e idealizador da caminhada, Mauro Alencar, falou sobre a ideia de realizar essa caminhada para homenagear o Rei do Baião Luiz Gonzaga.

“Esse cortejo nasceu de uma conversa com Luciana Félix, para criar e instituir aqui em Recife, na capital do estado que ele nasceu, e Recife a cidade que ele escolheu para passar os últimos dias de vida. Se instituir aqui, no calendário cultural, uma ação dedicada à Gonzaga, mas algo que começasse, que a gente conseguisse depois de dar uma certa força. Eu achei que o cortejo seria interessante, porque ele traz um ar de carnaval. E cantando as músicas de Luiz de Gonzaga, Clássicos do Forró, porque hoje é o Dia Nacional do Forró também. Então hoje nós demos o pontapé inicial, matricial, desse cortejo gonzaguiano”, revelou o gestor.

Mais notícias