GUERRA
Ucrânia e Espanha firmam acordo bilateral histórico
Espanha vai fornecer um bilhão de euros a Kiev durante este ano, uma ajudar militar sem precedentes
Por: Isabel Alvarez
Publicado em: 27/05/2024 16:24
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (à esquerda), participa de uma reunião com o o rei da Espanha, Felipe VI, durante sua visita ao Palácio Real de Madrid (Foto: ANDRES BALLESTEROS / POOL / AFP ) |
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em sua primeira visita oficial a Madri, na Espanha, se encontrou com o primeiro-ministro do país, Pedro Sánchez, e assinaram um acordo bilateral abrangente de segurança e considerado histórico.
A Espanha vai fornecer um bilhão de euros a Kiev durante este ano, uma ajudar militar sem precedentes, no qual Sanchez destacou que engloba também apoio humanitário, financeiro, colaboração no âmbito das indústrias de defesa, ajuda n reconstrução e desminagem do país.
Zelensky viaja para Portugal amanhã, onde também assinará também um acordo de cooperação bilateral. O anúncio foi feito pelo ministro de Estado e chanceler português Paulo Rangel.
Segundo a imprensa local, será um acordo de segurança e cooperação militar. Zelensky tem reuniões agendadas com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro português, Luís Montenegro. “O acordo que será assinado culmina os últimos dois anos de apoio, mas também a base para os próximos dez anos de cooperação entre os dois países”, acrescentou Rangel.
“A visita de Zelensky se insere na intenção partilhada de aprofundar as excelentes relações entre os dois Estados, com enfoque particular no reforço da cooperação no domínio da segurança e defesa. Será ainda oportunidade para reiterar o compromisso de Portugal para com a soberania e integridade territorial da Ucrânia, bem como com a manutenção do apoio político, militar, financeiro e humanitário a Kiev", diz o comunicado do governo.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS