CLIMA
Paquistão e Índia registram temperaturas acima de 52 graus
Segundo os serviços meteorológicos paquistanês, na província de Sindh, as temperaturas já ultrapassaram os 52° graus durante vários dias
Por: Isabel Alvarez
Publicado em: 29/05/2024 12:35
Temperaturas no Paquistão devem alcançar 54°C (Foto: Unsplash ) |
As autoridades do Paquistão comunicaram que algumas zonas do país têm registrado temperaturas acima dos 52° graus Celsius, além de estarem previstas que alcancem os 54°. “Há uma semana que uma onda de calor extremo, acima da média para maio, atinge várias províncias no leste e sul do Paquistão”, relataram.
Segundo os serviços meteorológicos paquistanês, na província de Sindh, as temperaturas já ultrapassaram os 52° graus durante vários dias. Além das cidades de Hyderabad, Larkana e Jacobabad, que também estão sendo muito afetadas. Os hospitais têm recebido centenas de pessoas vítimas de insolação. Por causa ainda da sobrecarga no sistema energético, há os cortes de energia elétrica, o que leva muitas pessoas a recorreram às águas do rio Indo para poder se refrescar.
Os moradores acusam o governo de pouco fazer para ajudá-los nas condições climáticas extremas. Já a coordenadora do primeiro-ministro para o Clima, Rubina Khursheed Alam, atribui o problema às alterações climáticas.
“O Paquistão é o quinto país mais vulnerável ao impacto das alterações climáticas. Testemunhamos chuvas e inundações acima do normal. As temperaturas estão subindo, pelo menos, até oito graus Celsius acima das temperaturas médias de maio nos últimos 20 anos, aumentando o receio de que glaciares situados no noroeste do Paquistão possam derreter e causar inundações”, afirmou Alam, acrescentando que o governo está realizando campanhas de sensibilização devido ao intenso calor.
Na Índia os termômetros também não param de subir. A capital Nova Deli ultrapassou os 52°, um recorde histórico, de acordo com os serviços meteorológicos indianos. As autoridades já alertaram para a possibilidade de faltar água.
O presidente da Comissão Nacional para as Alterações Climáticas, do Conselho Nacional e do Desenvolvimento Sustentável de Portugal, Filipe Duarte Santos, advertiu que as consequências do aquecimento global são inimagináveis. “A humanidade vai ter de se adaptar aos aumentos das temperaturas que, no futuro, não vão diminuir”, indicou Santos, se referindo ao calor que tem assolado, sobretudo, o Paquistão e a Índia.
O especialista em clima alerta afirmou que a descarbonização do planeta é a única solução possível para assegurar a sobrevivência da espécie humana.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS