COREIA DO NORTE
Kim Jong-un estaria isolado em casa de veraneio para não se expor ao coronavírus
Publicado em: 29/04/2020 17:48
![]() | |
Presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-un (Foto: STR/AFP ) |
O presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-un, pode estar isolado em sua casa de veraneio, localizada na cidade portuária de Wonsan. A última aparição pública do ditador foi no dia 11 de abril, quando ele presidiu uma reunião noticiada na mídia local. Desde então, vem se especulando sobre o paradeiro do líder norte-coreano, bem como seu estado de saúde.
Jong-un não compareceu às comemorações de aniversário de seu avô e fundador do país, Kim Il-sung, no dia 15 de abril. A ausência do líder norte-coreano no evento reforçou rumores de que ele estaria em grave condição de saúde. Dias antes, um veículo de imprensa da vizinha Coreia do Sul noticiou que o ditador estaria se recuperando de uma cirurgia no coração, feita no dia 12 de abril. No final da última semana, outro veículo de imprensa, baseado em Hong Kong, chegou a noticiar que ele estaria morto ou "em estado vegetativo".
Nesta quarta-feira (29), imagens de setélite registraram uma movimentação de barcos de luxo usados com frequência pelo líder da Coreia do Norte, justamente nos arredores da propriedade de Jong-un na cidade de Wonsan, dando novos indícios de que o ditador estaria recluso na região, o que já vinha sendo especulado desde o início da semana.
Autoridades da Coreia do Sul e dos Estados Unidos disseram levantaram a possibilidade de que o presidente norte-coreano esteja isolado na região para evitar se expor ao novo coronavírus e expressaram ceticismo em relação às reportagens que afirmam que ele teria alguma doença grave.
A Coreia do Norte é um dos países mais fechados do mundo. Pouco se divulga sobre a vida ou o estado de saúde do presidente pela imprensa local. Também não há informações sobre os efeitos da pandemia do coronavírus na região.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS