Diario de Pernambuco
Busca

Educação

Matrículas para alunos novatos na rede pública estadual terminam na terça (26); saiba como fazer

O governo informou que mais 57 mil vagas ainda astavam disponíveis, até a semana passada

Publicado em: 25/12/2023 09:42 | Atualizado em: 26/12/2023 12:47

Estudantes novatos devem se matricular até terça (26) (Foto: Arquivo/DP)
Estudantes novatos devem se matricular até terça (26) (Foto: Arquivo/DP)
Pais ou responsáveis por crianças e jovens que estão em idade escolar devem ficar atentos.
 
As matrículas das escolas da Rede Pública Estadual de Ensino para o ano letivo de 2024  terminam na terça-feira (26). 
 
As matrículas são destinadas aos estudantes novatos, e o cadastro deve ser realizado pelo site www.matricularapida.pe.gov.br até as 23h59h.
 
O governo informou que mais 57 mil vagas ainda astavam disponíveis, até a semana passada.
 
Desse total, 30.627 são para o ensino médio, 10.242 para o ensino fundamental, e 14.391 para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) médio e 2.450 para a EJA fundamental. 
 
Como fazer
 
Os responsáveis pelo cadastrado devem efetivar a matrícula do estudante presencialmente na escola, entre os dias 2 a 12 de janeiro, com a entrega da documentação.
 
As vagas não confirmadas retornarão para o sistema de cadastro www.matricularapida.pe.gov.br e poderão ser preenchidas entre os dias 18 e 22 de janeiro. 
 
Os responsáveis pelo cadastro nesta fase devem efetivar as matrículas presencialmente nas escolas entre os dias 24 e 26 de janeiro. 
 
Os pais ou responsáveis devem apresentar os seguintes documentos dos estudantes:  
 
Número da inscrição do Cadastro 2022;
Cópia da certidão de nascimento;
Original do histórico escolar ou declaração original da última escola em que estudou;
Comprovante de residência com CEP;
Cópia da carteira de vacinação;
Comprovante de tipo sanguíneo e fator RH;  
Foto 3×4 recente.
 
Procedimentos
 
Ao iniciar o cadastro, as informações deverão ser preenchidas até o final pelos pais ou  responsáveis ou mesmo pelo próprio estudante, quando maior de 18 anos. 
 
São solicitadas informações  como  nome completo,  data  de  nascimento, escola de origem, escola que pretende estudar com série e turno, nome do responsável com  endereço e telefone para contato, além de RG e CPF. 
 
Confirmação

Esses dois últimos, para esta etapa, apesar de necessário, não são obrigatórios, devendo  ser apresentados na efetivação da vaga. 
 
Ao final, será gerado um protocolo que é a confirmação da matrícula realizada e que deve ser anotado ou impresso. 
 
Posteriormente, com este número de protocolo, o estudante se dirige à escola que se matriculou para entregar os documentos necessários e confirmar a matrícula.

É importante ficar atento a todo o processo de matrícula, pois é totalmente online. A partir do momento que um cadastro é finalizado, aquela vaga não estará mais disponível. 
 
Os estudantes que quiserem trocar de escola após a finalização do cadastro no site Matrícula Rápida podem realizar o processo durante todo o período da matrícula (até 26 de dezembro), através do campo ''consulte sua inscrição''.
 
A troca será permitida mediante disponibilidade de vagas.
 
Balanço
 
Para 2024, foram ofertadas, ao todo, 175.201 vagas para estudantes novatos, das quais 97.903 já foram preenchidas por crianças e jovens oriundos das redes municipais em  processo realizado ao longo do segundo semestre.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL