UNIVERSIDADE

Unicap lança projeto para público com mais de 60 anos

Publicado em: 01/10/2021 09:15

 (Foto: Unicap / Divulgação)
Foto: Unicap / Divulgação
Com uma série de renovações desde o início de 2021, a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) inova mais uma vez com o lançamento da Unicap Prata – universidade não tem idade. O programa é voltado para pessoas com mais de 60 anos que desejam voltar a estudar, se aprimorar em sua profissão e até mudar de carreira. Serão oferecidos cursos de graduação,especialização, MBAs, LLMs, mestrado e doutorado, além de cursos de extensão. As inscrições começam no dia 5 de outubro.

Além de possibilitar o retorno de pessoas com mais de 60 anos para a universidade, o projeto também tem o objetivo de contribuir para a realização de sonhos antigos desse público. “É um espaço para aqueles que desejam realizar sonhos que foram postergados e, quando eles percebem, já chegaram aos 60 anos e estão fechando um ciclo com a aposentadoria. Mas sempre é tempo de recomeçar”, explicou a assessora da Unicap Prata e Professora Doutora em Psicologia Clínica, Cirlene Silva. O programa ainda pretende contribuir para a diminuição do isolamento social, solidão e a depressão que atingem pessoas idosas que vivem ociosas após a aposentadoria.

A musicoterapeuta e especialista em gerontologia, Ziuna Cirne, de 74 anos, é um dos exemplos de pessoas que voltaram a estudar após a aposentadoria. “Eu me aposentei aos 60 anos, não quis ficar em casa parada e decidi fazer uma especialização na minha área de musicoterapia”, disse. Após a primeira especialização, Ziuna começou a trabalhar em uma clínica do Recife com pessoas idosas. Por causa disso, decidiu fazer outra especialização, mas dessa vez na área de gerontologia, na Universidade Católica de Pernambuco. “Nós ficamos receosos, pois somos idosos ao lado de pessoas jovens e não sabemos como elas vão reagir. Mas fui muito bem acolhida e respeitada, até por causa da nossa história de vida e experiência que nós estamos carregando e trazendo para dividir com esses jovens”, contou Ziuna sobre a sua experiência.

Ela acredita que o projeto da instituição voltado para pessoas com mais de 60 anos é importante para exercitar o cérebro e o corpo. “A vida não termina aos 60 e nem quando nos aposentamos. Isso é muito importante para a vida da gente, pois se ficarmos em casa, parados, o nosso corpo vai se acomodando, vamos ficando cansados e isso não é bom. Temos que nos movimentar e ficarmos ativos”, disse Ziuna. A convite da professora Cirlene, a musicoterapeuta e especialista em gerontologia irá promover um curso de extensão de musicoterapia dentro do projeto da Unicap Prata.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, as aulas dos cursos de extensão serão realizadas de forma remota e on-line. Porém, o propósito da instituição é que as aulas dos cursos de graduação, mestrado e doutorado, que só começam no próximo ano, aconteçam também de forma presencial. “Nós pretendemos ter a modalidade presencial e a on-line, já que a maioria dos idosos da faixa etária acima de 60 anos já está vacinada”, contou a professora. Segundo os dados do Governo de Pernambuco, a cobertura com as duas doses da vacina do público de 60 a 69 anos já chegou em 91%, enquanto para os idosos acima de 70 anos está em 93%. Além disso, os municípios já estão dando o reforço na vacina em pessoas com mais de 70 anos.

As informações para as inscrições dos cursos oferecidos estão no site da Unicap Prata. Para o idoso que sentir dificuldade em acessar a internet para realizar as inscrições, a instituição disponibilizou um telefone para que ele possa agendar um momento presencialmente para tirar todas as dúvidas.

Serviço

Informações: https://portal.unicap.br/prata
Telefone: 2119-4488 / (81) 98186-9494 (WhatsApp)
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL